COVID-19

MEDIDAS DE PREVENÇÃO E CONTENÇÃO COVID-19 EM VIAGEM

Aqui poderá esclarecer todas as suas questões relacionadas com a pandemia COVID-19:
  • Em que circunstâncias não deve viajar;
  • O que deve deve fazer antes de viajar;
  • Como pode proteger-se durante a viagem;
  • Que alterações podem sofrer os nossos programas;
  • O que pode acontecer em situações de risco;
  • O que acontece caso esteja inscrito numa viagem que tenha de ser cancelada.
Para além das diferentes politicas de entrada em cada país, todos os viajantes devem:
  • Fazer um teste PCR COVID-19 no máximo com 72 horas de antecedência e apresentar resultado negativo (obrigatório  para a maioria dos países e companhias aéreas);
  • Subscrever um Seguro de Assistência em Viagem com cobertura COVID-19 que abranja assistência médica, hospitalização, repatriação e quarentena (recomendamos a IATI Seguros – se possível com suplemento Cancelamento).

Caso queira acompanhar a situação de abertura de fronteiras dos diferentes países, restrições e políticas de entrada, sugerimos que consulte o IATA Travel Center e/ou o Borderless.

Em cada um dos nossos programas, encontra informações atualizadas sobre a politica de entrada no respetivo país. Em caso de dúvida, fale connosco.

Selos Certificação Turismo Responsável e Clean & Safe Covid-19

Para além da certificação BIOSPHERE Responsible Tourism, assumimos com o Turismo de Portugal o compromisso “Clean & Safe” e cumprimos o protocolo #SaveTravels da World Travel & Tourism Council.

Estamos comprometidos com uma Política de Turismo Responsável. E esse compromisso inclui também medidas que visam a segurança de todos: viajantes, líderes de viagem, fornecedores e populações locais.

Perguntas frequentes

COVID-19 é a designação dada pela Organização Mundial da Saúde para identificar a doença provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2.

Este novo coronavírus foi identificado pela primeira vez em dezembro de 2019 na China, na cidade de Wuhan. 

COVID-19 transmite-se pessoa-a-pessoa por contacto próximo com pessoas infectadas pelo SARS-CoV-2 (transmissão directa), ou através do contacto com superfícies e objetos contaminados (transmissão indirecta).

A transmissão por contacto próximo ocorre principalmente através de gotículas que contêm partículas virais que são libertadas pelo nariz ou boca de pessoas infectadas, quando tossem ou espirram, e que podem atingir diretamente a boca, nariz e olhos de quem estiver próximo.

As gotículas podem depositar-se nos objetos ou superfícies que rodeiam a pessoa infetada e, desta forma, infetar outras pessoas quando tocam com as mãos nestes objetos ou superfícies, tocando depois nos seus olhos, nariz ou boca.

Existem também evidências sugerindo que a transmissão pode ocorrer de uma pessoa infectada cerca de dois dias antes de manifestar sintomas.

Os sintomas mais frequentes associados à infecção pelo COVID-19 são:

  • Febre (temperatura ≥ 38.0ºC)
  • Tosse
  • Dificuldade respiratória (ex: falta de ar)

Também pode surgir dor de garganta, corrimento nasal, perda de olfato e/ou paladar, dores de cabeça e/ou musculares e cansaço.

Para além dos requisitos específicos de cada país, deve:

  • Fazer um teste PCR COVID-19 até 72 horas antes do seu voo e apresentar resultado negativo;
  • Subscrever um seguro de Assistência em Viagem adequado para o programa em que viaja e que cubra doenças infecciosas, incluindo COVID-19 (ecomendamos a IATI Seguros).

Deve marcar e fazer o teste PCR COVID-19 numa entidade acreditada (ex. Unilabs, Cruz Vermelha, Synlabs, etc.).

O teste PCR COVID-19 é feito através de uma colheita rápida com zaragatoa nasofaríngea (nariz).

Não deve viajar, caso:

  • Tenha sido infetado com COVID-19 e não esteja recuperado;
  • O resultado do seu teste PCR COVID-19 não seja negativo;
  • Não cumpra todos os requisitos de entrada no país de destino.

Caso esteja inscrito numa viagem e não possa viajar aplicam-se as condições de cancelamento.

No caso de não poder viajar por motivos relacionados com COVID-19 e ter subscrito um Seguro de Assistência em Viagem com cobertura de Cancelamento, poderá estar coberto.

Os planos do da IATI Seguros com suplemento Cancelamento cobrem os seguintes casos (entre outros):

  • Não poder viajar por COVID-19 positivo do segurado, seus pais ou seus filhos;
  • Por quarentena prescrita por um profissional médico, em caso de contacto com um COVID-19 positivo;
  • Por efeitos secundários resultantes da vacina contra a COVID-19.
 

Caso esteja inscrito numa viagem que seja cancelada ou adiada por nós, por motivos relacionados com o surto COVID-19 ou outros, poderá optar por receber um voucher, transferir a sua inscrição para outro programa com lugares livres ou solicitar o reembolso total dos valores pagos.

Nos Termos e Condições, pode consultar mais informações detalhadas sobre este assunto.

Cabe  a cada viajante minimizar comportamentos de risco que possam prejudicar a si ou aos outros, cumprir sempre as normas dos países de destino e ter os cuidados normais que já tem habitualmente quando está em Portugal.

Caso durante a viagem suspeite estar contaminado e/ou tenha sintomas como tosse, cansaço, dificuldade em respirar e/ou febre, deve informar um dos líderes de viagem para que o Plano de Contingência seja aplicado.

Os líderes de viagem dar-lhe-ão toda a assistência, tal como em qualquer outra situação.

Os programas podem sofrer algumas alterações caso incluam visitas a locais de potencial acrescido risco ou surja instabilidade social ou outra circunstância que coloque em causa a segurança, tanto devido a surto COVID-19 como a qualquer outra situação.

Esta análise de risco é feita caso-a-caso, tanto pela pessoa responsável da Macro Viagens como pelos líderes de viagem no terreno, mediante a situação de cada país naquele momento, assim como as recomendações do Governo Local e demais entidades oficiais.

Na dúvida, as atividades com um potencial elevado de risco de contaminação por COVID-19 serão substituídas por outras atividades.

Claro que sim. Damos sempre apoio a todos os viajantes. Temos contactos próximos nos países para onde organizamos viagens – cuja cultura e mentalidade  conhecemos bem – o que é uma mais valia em caso de necessidade. Estamos à vontade para resolver qualquer situação imprevista da melhor forma possível e garantir que todos os viajantes desfrutem do programa em segurança, usufruem ao máximo de todas experiências e, no final, regressam a casa em segurança.

Tem dúvidas?

FALE CONNOSCO