Diana a acender incenso num templo na Tailândia

1# Como a Tailândia transformou a minha vida

Crónica de Diana Chiu Baptista

Tinha vinte e tal anos quando viajei pela primeira vez para a Ásia, mais precisamente para a Tailândia. Antes, tinha estado apenas na Europa ou em locais turísticos do Brasil, México, República Dominicana. Nunca tinha visitado um país com uma cultura tão diferente. Ainda por cima… fui sem nada marcado a não ser os voos internacionais e a primeira noite em Bangkok.

Começo esta série de crónicas – se não forem quinzenais, pelo menos espero que sejam mensais – com a minha primeira grande viagem, a que me levou a conhecer outras culturas mesmo diferentes da minha, a ter o primeiro contacto com o Budismo e… me trouxe uma enorme lição que, pode-se dizer, mudou a minha vida.

Três semanas na Tailândia de mochila

Aterrei na Tailândia com uma mochila demasiado cheia, tão pesada que quase não a conseguia carregar. Levei excesso de coisas, mas também alguns medos. Trouxe muitas mais coisas e uma vontade enorme de conhecer a Ásia. 

Apaixonei-me pela Tailândia, pelas pessoas, pelas cores, pelo ritmo da vida, pela natureza, cultura, espiritualidade, pela comida, praias, vilas e cidades. Ao ponto de ter equacionado “como vou conseguir voltar ao meu mundo tão cinzento?!”.

Foram três semanas a viajar de norte a sul da Tailândia, sem planos, a ir conforme ouvia dizer que valia a pena. Estive na floresta, a dormir em aldeias de tribos, andei de elefante (coisa que hoje em dia não faria), mergulhei no mar quente das praias mais bonitas que já tinha visto, fiz compras e mais compras que nem sei como consegui trazer tudo na mochila, dormi pela primeira vez uma noite num comboio, fiz massagens, comi em mercados, fiz caminhadas na natureza, andei de barco, visitei templos e mais templos e… tive o primeiro contacto com o Budismo.

Um livro que mudou a minha vida

Foi num templo no norte da Tailândia que, curiosa em saber mais, comprei um livro sobre Budismo. Li-o em poucos dias. Não sei o nome. Mas ficou-me para sempre marcada uma questão que foi abordada no livro e que nunca tinha antes pensado.

Esse livro que descobri na Tailândia falava sobre a importância de termos um meio de subsistência ético e explicava o que eram meios de subsistência éticos e não éticos.

Na altura, refleti bastante sobre esse assunto e concluí que eu não tinha um meio de subsistência ético. Quer dizer, socialmente tinha: trabalhava numa agência de comunicação, para marcas de moda e beleza, não fazia nada considerado errado ou de ilegal.

No entanto, a um nível mais profundo o meu trabalho não era benéfico: através de certas técnicas de comunicação e de relações públicas, incentivava o consumo de produtos que as pessoas não precisam.

Comecei a sentir que ajudava empresas muito pouco responsáveis a fazerem mais e mais e mais dinheiro, à custa de muito sofrimento humano, ambiental e animal. E essa reflexão entristeceu-me.

O reverso da medalha é que essa tristeza transformou-se numa alavanca que se manteve mais ou menos presente durante todos os mais de 8 anos que se passaram até mudar de vida profissional. Durante esse tempo fui dando pequenos passos para que um dia pudesse ter meio de subsistência que fosse de encontro aos meus valores. E esse dia chegou em 2017 com a Macro Viagens.

Agora em 2024 vou levar um grupo à Tailândia, para uma viagem espiritual muito diferente dos programas convencionais.

Estas crónicas fazem parte das newsletters quinzenais que enviamos. Se quiser fazer parte da mailing list é só subscrever aqui e ainda recebe um e-Book gratuito!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Mais artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sobre Nós
Igor Chiu Soares e Diana Chiu Baptista
Igor & Diana

Somos a Diana e o Igor e levamos pessoas a viajar de forma mais profunda, espiritual e autentica para a Índia, Sri Lanka, Nepal e Butão. Neste blog, partilhamos artigos sobre espiritualidade, saúde natural, sustentabilidade e dicas para viajantes.

Turismo de Portugal
Turismo Responsável
Seguro de Viagem
Receba novidades no seu e-mail

E-book gratuito

8 Deliciosas receitas indianas

100% vegan e adaptadas por nós a uma versão mais saudável