Em Kerala, numa zona de gente de sorriso tão aberto e com uma cultura tradicional tão rica e autêntica, vamos descobrir uma Índia tranquila. Uma Índia de natureza virgem, tropical, deslumbrante. Muito diferente das histórias que normalmente ouvimos contar sobre este país. Estamos no estado socialmente mais desenvolvido da Índia.
Esta é a 16ª edição do programa Índia Sul, uma viagem espiritual, profunda, de imersão na natureza e na cultura local. Um programa único, leve, uma viagem sem pressas. Ideal para uma primeira experiência na Índia.
Começamos e terminamos esta viagem em cidades bem conhecidas: Kochi e Mumbai. Pelo meio, vamos explorar outras zonas longe dos circuitos turísticos, onde a cultura tradicional está tão melhor preservada.
Passamos também alguns dias num Ashram, a casa e centro espiritual da Amma, a guru dos abraços, como é conhecida.
O Igor vai dando sessões de meditação, partilhando ensinamentos do Budismo. Mas vamos ter contacto com várias outras tradições tão vivas nestas zonas.
A gastronomia do sul da Índia está sempre presente. Descobrimos as Dosas, os Idlis, os Vadas. A comida de Kerala é famosa por toda a Índia, é colorida, rica e tão saborosa.
Vamos ainda desfrutar de alguns dias uma praia paradisíaca de mar morno, como há poucas na Índia, quiçá no mundo. E apreciar a tranquilidade das Backwaters, dormir uma noite a bordo de um comboio, assistir a um casamento Hindu.
Durante 13 dias, teremos a oportunidade de ver o Sul da Índia genuíno, de natureza deslumbrante, gente hospitaleira e espiritualidade viva, numa viagem profunda, tranquila e única onde os protagonistas são as pessoas.
Se não quiser gastar mais do que o investimento feito durante a viagem ao Sul da Índia (exceto as refeições nos aeroportos por uma questão logística), não terá necessidade de o fazer pois está tudo incluído.
Esta é uma viagem ao Sul da Índia com tempo suficiente para vivenciar cada local, para conhecer a cultura, para simplesmente estar presente, relaxar e usufruir:
Associação de solidariedade social apoiada na viagem ao Sul da Índia: a definir
Chegada ao aeroporto de Cochin onde são recebidos pela Diana e pelo Igor. Transfer para Fort Kochi e check-in. Este primeiro dia é para o grupo se conhecer, para se ambientarem, descansarem e terem o primeiro contacto com a Índia.
No dia seguinte, depois do pequeno-almoço saimos para as primeiras visitas.
Fort Kochi é uma zona turística, conhecida pela sua arquitectura colonial, igrejas cristãs, sinagogas, lojas pitorescas, restautantes sofisticados, monumentos, galerias de arte,… muito diferente dos lugares simples onde vamos estar daqui a uns dias.
Aqui, os ecos dos antigos colonizadores Europeus – entre eles os Portugueses – ainda se fazem sentir. Aproveitamos para refletir in loco se existirá uma perspectiva diferente à que é ensinada no Ocidente.
Alojamento: Hotel **** (check-in no primeiro dia a partir das 15h)
Refeições incluídas: Jantar
De manhã, ainda em Kochi, fazemos a últimas visitas e temos tempo livre para algumas compras.
Almoçamos e a seguir partimos de Van em direção a Kollam.
Pelo caminho, visitamos um templo Hindu onde só vão as comunidades locais.
Chegamos ao nosso destino, onde vamos ficar alojados junto a um lago idílico, alguns em tranquilas Villas e outros num House Boat.
Desfrutamos de um jantar ao ar livre, antes de irmos descansar.
Alojamento: Villa *** ou House Boat
Refeições incluídas: Pequeno-almoço, almoço e jantar
Acordamos com os sons da natureza. Depois de uma sessão de meditação com o Igor, preparamo-nos para uma viagem de Auto-Rickshaw (os famosos Tuk Tuks) até uma pequena ilha.
Fazemos um passeio de canoa pelas Backwatters, ficamos a conhecer várias plantas, frutas e especiarias. Temos contacto com a vida simples e tranquila que se vive por aqui.
Almoçamos em casa de amigos. Conhecemos a mulher do Uni que se casou recentemente. Comemos alimentos feitos com amor pela sua mãe e servidos em folha de bananeira como é típico por aqui. Experimentamos comer com as mãos, se tivermos vontade, ou então usamos talheres.
À tarde, temos algum tempo livre. Podemos dar um passeio a pé pela cidade, comer uma Masala Dosa num café simples local, perdermo-nos numa loja de vários andares onde se vendem Sarees, Kurtas e Dhotis. Jantamos e recolhemos cedo depois de um dia cheio.
Alojamento: Villa *** ou House Boat
Refeições incluídas: Pequeno-almoço, almoço e jantar
Partimos de House Boat em direção ao Ashram da Amma – uma guru espiritual indiana reconhecida internacionalmente pelo seu trabalho espiritual e social. Almoçamos a bordo.
À chegada, surpreendemo-nos com os altos edifícios cor-de-rosa, rodeados por palmeiras de perder de vista, por entre os canais e o mar.
Depois do check-in, fazemos uma tour pelo Ashram e ficamos a conhecer este enorme espaço, casa de milhares de Indianos e também de muitos Ocidentais. Vestimo-nos de branco como todos os que estão por aqui.
Ficamos a par do programa diário e das atividades. Pode haver Yoga, Astrologia Védica, Consulta Ayurvédica.
Jantamos na cantina, comida simples. Num Ashram, o conforto externo é inexistente. Como diz a Amma “as condições do quarto que nos foi atribuído são precisamente aquelas que necessitamos para nos auto-superarmos”.
Alojamento: Ashram
Refeições incluídas: Pequeno-almoço, almoço e jantar
Começamos o dia bem cedo com uma Puja, um ritual Hindu.
Tomamos o pequeno-almoço na cantina do Ashram com todos os outros residentes. As refeições são gratuitas para todos.
Participamos em algumas actividades, assistimos aos Bhajans, os canticos devocionais, almoçamos, exploramos o Ashram e as redondezas. É expectável que algum do nosso tempo seja dedicado a fazer Seva, serviço abnegado. Se a Amma estiver no Ashram, podemos ter a oportunidade de receber o seu abraço no Darshan e de assistir a um Satsang. Temos também algum tempo livre.
No final do último dia, depois de limparmos o nosso quarto e de o deixarmos preparado para os próximos visitantes, partimos para a estação de comboios.
Viajar de comboio na Índia é uma experiência inesquecivel. Embora para alguns possa ser uma saída da zona de conforto, é completamente seguro e confortável (dorme-se em beliches).
Alojamento: Ashram e Cabine de Comboio
Refeições incluídas: Pequeno-almoço, almoço e jantar
Chegamos de manhã muito cedo a Kannur, depois de uma viagem de comboio um pouco cansativa para alguns, para outros apenas mais uma boa noite sono. Para todos, mais uma experiência indiana.
Recuperamos imediatamente da noite a bordo quando reparamos que vamos ficar alguns dias num alojamento em cima de uma praia tropical, praticamente virgem, de mar morno.
Tomamos o pequeno-almoço à beira-mar, de pés na areia, e passamos o resto da manhã a relaxar e a usufruir deste pequeno paraíso.
O almoço é novamente na praia e, à tarde, continuamos a desfrutar do mar e do sol, até à sessão de meditação com o Igor. O jantar é à luz das velas, junto ao mar.
Alojamento: Beach Huts ***
Refeições incluídas: Pequeno-almoço, almoço e jantar
Começamos estes dias na praia com uma aula de Yoga dada por um professor indiano. Uma prática de Yoga muito diferente da que estamos habituados no Ocidente.
A seguir ao pequeno-almoço, temos tempo livre para meditar, conversar, apanhar sol, nadar, ler um livro e explorar as vilas mais próximas.
Podemos tentar desvendar os segredos de cozinha desta zona de Kerala, se a cozinheira tiver algum tempo livre para nos ensinar os seus segredos. Ou então, visitar uma gruta mesmo em frente ao mar, onde viveu um Yogi isolado.
As roupas indianas que compramos em Kollam poderão ser úteis para a cerimónia Hindu do casamento tradicional a que podemos ter o privilégio de ser convidados a assistir.
O som das orações na mesquita diz-nos que o tempo vai passando, estes dias são de completo relaxamento.
Alojamento: Beach Huts ***
Refeições incluídas: Pequeno-almoço, almoço e jantar
Damos os últimos mergulhos e despedimo-nos deste paraíso já com saudades.
Partimos para o aeroporto doméstico de Kannur onde almoçamos.
Temos um voo interno com destino a Mumbai, onde chegamos a meio da tarde.
Vamos ficar alojados em Colaba, a zona mais turística desta enorme metrópole. Podemos passear a pé, visitar as “Portas da Índia”, percorrer as ruas de lojas e barraquinhas e até comer um hamburguer vegetariano num café cosmopolita, se nos apetecer.
Estamos noutra fase desta viagem, uma Índia mais urbana e cosmopolita, bastante diferente do que vivenciamos até agora.
Alojamento: Guest House ***
Refeições incluídas: Pequeno-almoço e jantar
Hoje vamos descobrir Mumbai para além das atrações turísticas.
Vamos ver como realmente vive a maioria da população nas grandes cidades da Índia e, quem sabe, mudar um pouco a nossa percepção desta realidade. É uma experiência que tem impacto na vida da maioria das pessoas que já fez esta viagem connosco e encerra com chave de ouro este programa.
Fluímos ao ritmo do frenesim de Mumbai, a pé e de comboio. Percorremos ruas e ruelas, vêmos como é o dia-a-dia de um habitante normal desta metrópole, o que faz, onde trabalha, como vive. E almoçamos em casa de uma família num bairro simples, antes de regressarmos a Colaba.
A tarde é livre, podemos aproveitar para fazer as últimas compras nos mercados de rua e até, se quisermos, assistir a um filme de Bollywood num Cinema icónico, antes do jantar de despedida.
Alojamento: Guest House ***
Refeições incluídas: Pequeno-almoço e jantar
Depois de 13 dias tão bonitos e ricos, estamos de coração cheio.
Preparamo-nos para regressar a casa, mas já com saudades deste país único e tão acolhedor.
Vamos com uma visão muito diferente da Índia e da sua cultura tradicional. E levamos as pessoas com quem nos fomos cruzando no coração.
Levamos também connosco importantes ferramentas para continuarmos a trilhar o nosso caminho espiritual.
Chek-out: até às 11h
Refeições incluídas: Pequeno-almoço
Para a viagem ao Sul da Índia, viajantes de nacionalidade Portuguesa necessitam à data de hoje de: