QUEM SOMOS – Macro Viagens
fade
3211
page-template-default,page,page-id-3211,mkd-core-1.1.1,voyage-ver-1.4,mkdf-smooth-scroll,mkdf-smooth-page-transitions,mkdf-ajax,mkdf-blog-installed,mkdf-header-standard,mkdf-no-behavior,mkdf-default-mobile-header,mkdf-sticky-up-mobile-header,mkdf-dropdown-default,mkdf-header-style-on-scroll,mkdf-full-width-wide-menu,mkdf-medium-title-text,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive
 

QUEM SOMOS?

Somos a Diana e o Igor e, em conjunto, fundámos em 2017 a Macro Viagens, uma agência de Turismo Responsável. Organizamos viagens de grupo realistas, éticas, vegetarianas e com uma forte componente espiritual para países como a Índia e o Sri Lanka (para já, mas vamos abrir novos destinos em breve). São todas viagens de autor, preparadas por nós, e com o nosso acompanhamento.

“Seguimos ambos uma alimentação e estilo de vida segundo a filosofia Macrobiótica, somos praticantes da via do Buda, gostamos de estar em contacto com a natureza, sentimos um enorme respeito por todos os Seres Vivos e procuramos mais profundidade e maior consciência em cada uma das nossas acções. Deixámos ambos os nossos trabalhos “sérios”, para nos dedicarmos por completo a este projecto. Somos viajantes experientes e buscadores sinceros. Para além de estarmos a viver o nosso sonho – um meio de subsistência ético que nos permite viajar e mostrar a outros outras culturas, religiões e formas de encara a vida -, estamos a contribuir para a concretização dos sonhos de muitos viajantes que buscam, tal como nós, descobrir outras realidades, saindo das suas zona de conforto, o que por vezes faz com que haja uma grande transformação interior.”

CULTURA, ESPIRITUALIDADE E PARTILHA EM VIAGEM

Ser convidado para um casamento Hindu, almoçar em casa de uma família, ir a uma consulta Ayurveda a um hospital público, visitar uma favela, dormir e participar nas actividades de num convento, receber ensinamentos de Seres com um grau de realização avançado, passar alguns dias num Ashram, dormir num comboio, almoçar num mosteiro, comprar animais para os libertar, andar de transportes públicos ou abraçar uma guru, são algumas das muitas actividades que as viagens em grupo organizadas pela Macro Viagens proporcionam. Muitas delas nem vêm mencionadas no programa, mas já estão previstas por nós ou surgem à medida que a viagem se desenrola. Como cada grupo é único e as circunstâncias vão-se alterando, as viagens – ainda que possam ter programas semelhantes – nunca são idênticas.

A Macro Viagens é uma agência especialista em viagens realistas em grupo para a Índia e Sri Lanka. Viagens onde existe contacto próximo com a cultura local, com diferentes religiões e com as populações locais, fora dos circuitos turísticos. As refeições são locais, tradicionais (condimentadas e picantes) e sempre vegetarianas. Todos os programas têm uma forte componente espiritual e existe grande proximidade com diferentes tradições religiosas. Oferecemos viagens em grupo a preços que consideramos justos, a maioria com tudo incluído (inclusive voos internacionais e seguro de viagem), outras não, mas sempre com todos os investimentos necessários comunicados de forma clara, para que não existam surpresas.

Em todas as viagens que organizamos, temos sempre uma grande preocupação com a minimização do impacto negativo do turismo, a todos os níveis. Queremos contribuir para o turismo sustentável, responsável e ético e estamos comprometidos com essa missão. Para minimizarmos ainda mais a nossa pegada e impacto, iniciamos em Dezembro 2018 um programa de Certificação BIOSPHERE Responsible Tourism e lançámos um manual de “Boas práticas para viajantes mais conscientes”.

Os programas da Macro Viagens são culturalmente desafiantes e gostamos de acreditar que poderão trazer benefícios mais profundos e ter, até, um grande potencial de transformação interior.

PRESERVAÇÃO DA CULTURA LOCAL

Os nossos programas de viagem são desenvolvidos como se fossem pensados para amigos – com muito carinho e detalhe -, sempre com uma vertente de cultura, espiritualidade e partilha muito fortes. São viagens que possibilitam que os participantes saiam das suas zonas de conforto – ao misturarem-se com as populações locais e ao terem contacto directo com costumes, mentalidades e perspectivas de vida tão diferentes das suas. Apoiamos as comunidades e a economia local e cultivamos o respeito pela diferença. Mais do que cultura-de-museu – que é inexistente nas viagens que organizamos -, queremos proporcionar momentos desafiantes na realidade do dia-a-dia. Viagens em que os participantes, em vez de verem a realidade através do vidro de uma carrinha, misturam-se com as gentes locais e, por momentos, deixam de ser turistas, para se sentirem em casa.

VIAGENS A PREÇOS JUSTOS

O valor de cada programa de viagem foi pensado ao pormenor, para que seja justo para todos: uma margem de lucro equilibrada para a Macro Viagens, cobertura das despesas de prospecção e outras despesas internas, pagamento de valores justos aos fornecedores locais e ainda uma percentagem para solidariedade.

Para que não existam surpresas a nível financeiro para os nossos clientes, quando os programas de viagem não são “tudo incluído”, todos os custos estão bem assinalados. Em programas com tudo incluído, os voos internacionais, seguro de viagem, as noites de alojamento, as refeições vegetarianas diárias, os voos internos, todos os transportes locais, todas as actividades do programa, o acompanhamento por dois viajantes experientes e muitas actividades não planeadas ao longo de todo o programa estão incluídos no valor final.

Quando os programas não têm tudo incluído, os valores extra a pagar – que habitualmente são os voos internacionais e o seguro de viagem – estão claramente assinalados e informamos, até, da previsão de custo à data de elaboração do programa.

De salientar que o que conta para nós são as experiência e que nas viagens que organizámos, não procuramos experiências em hotéis. Por isso, os nossos alojamentos são na maioria das viagens simples, mas bem localizados e com staff amigável.

PREOCUPAÇÃO COM A MINIMIZAÇÃO DO IMPACTO NEGATIVO DO TURISMO

Uma percentagem do lucro de cada um dos nossos programas, reverte na íntegra para uma associação local (de solidariedade social, ambiental ou animal), consoante o destino de cada viagem. Até agora, já apoiamos algumas instituições de forma directa, entre elas:

  • Helping Hands Organisation (apoio a crianças com autismo, em Kerala, na Índia);
  • Namaste Wings to Fly (apoio a crianças com carências, em Kerala);
  • Bethlehem Abhaya Bhavan Charitable Society (apoio a idosos, em Kerala);
  • Mosteiro de Monjas Budistas (Índia, Himalaias);
  • Escola de Ensino Médio (Índia, Himalaias).

Por outro lado, sempre que possível, escolhemos fornecedores ligados a associações humanitárias ou religiosas (quer para os alojamentos, quer para as tours que fazemos), contribuindo assim de forma indirecta para apoiar causas sociais. Damos também preferência a trabalhar com empresas familiares de pessoas que consideramos que têm um bom fundo e valores em sintonia com os nossos. Para além disso, estamos sempre disponíveis para os ajudar que eles possam ser também cada vez mais sustentáveis, a todos os níveis. Mais do que fornecedores de serviços, os nossos parceiros são nossos amigos e acabam por se tornar também amigos de quem viaja connosco.

Em nenhuma das nossas viagens existem actividades com exploração animal. Consideramos todos os Seres Vivos como seres sencientes – que sentem medo, dor, alegria, tristeza,… – e que devem ser respeitados. Apenas visitamos animais no seu habitat natural e de forma a não perturbar a sua vida na natureza.

O facto das nossas viagens serem vegetarianas – para além de não estarmos a contribuir para sofrimento que consideramos desnecessário – a pegada ambiental inerente à nossa actividade como agência de viagens é muito menor (sabia que a industria da carne é das mais poluentes do mundo?).

Para além de tudo isto, estamos comprometidos com o Turismo Responsável, num programa de certificação BIOSPHERE Responsible Tourism, e esperamos obter a certificação ainda durante este ano. Temos aprendido muito e queremos fazer sempre mais e melhor para continuarmos com a nossa actividade, de forma cada vez mais ética.

Antes e durante as viagens, os nossos participantes são sensibilizados para respeitarem os hábitos culturais de cada país, assim como o ambiente, os animais, a natureza, o património, etc. A única marca que queremos deixar, é na memória dos viajantes e no coração das gentes com quem nos cruzamos em viagem!

REFEIÇÕES EXCLUSIVAMENTE VEGETARIANAS

Todos os programas de viagem incluem refeições locais, tradicionais (na maioria das vezes bastante condimentadas e picantes), sempre vegetarianas.

Respeitamos todas as opções individuais, mas, para além de querermos dar oportunidade a quem habitualmente não faz este tipo de alimentação de conhecer outros sabores, uma alimentação à base de produtos vegetais, minimiza o risco de complicações de saúde em viagem e é mais sustentável, quer a nível ambiental (sabia que as empresas de carne e lacticínios poluem mais do que as petrolíferas?), ético e social. Não somos fundamentalistas, mas não queremos contribuir desnecessariamente para o sofrimento animal, nem para a degradação do ambiente e queremos continuar a viver em sintonia com os nossos valores.

SAÚDE, SEVA E OUTRAS PRÁTICAS ESPIRITUAIS

Todos os nossos programas de viagem contemplam práticas para bem-estar físico e mental e práticas espirituais.

Incluímos, sempre que possível, práticas de Yoga, caminhadas na natureza e sessões de meditação. Para além disso, também procuramos proporcionar ensinamentos de diferentes tradições religiosas, para que não seja apenas “bem-estar”, mas haja algo de mais profundo e permanente.

Consideramos também que o serviço abnegado (Seva ou Karma Yoga), ou seja, servir sem qualquer interesse em benefício próprio, é fundamental. Mais do que ajudar um projecto ou alguém exterior a nós,  o Seva / Karma Yoga permite que quem pratica se ajude a si mesmo. Assim, incluímos, sempre que possível nos nossos programas de viagem esta prática espiritual, como forma de cultivo da paciência, foco, atenção e disciplina.

ESTAS VIAGENS SÃO O QUE PROCURA?

Queremos que quem decida viajar connosco, esteja ciente do tipo de viagens que organizamos, para decidir em consciência se é realmente aquilo que procura e se a sua personalidade, interesses e valores se encaixam nos nossos.

Nós não somos Guias Turísticos, somos Líderes de Viagem. Acompanhamos os grupos, orientando-os e garantindo que os programas se desenrolam da melhor forma, contornando dificuldades e muitas vezes improvisando. Durante as viagens – organizadas por nós e que são de autor – partilhamos com os grupos as nossas experiências pessoais, conhecimentos e vivências, como viajantes experientes que somos. E também os nossos valores e interesses. A nossa função e formação não é a mesma de um Guia Turístico e, pessoalmente, confessamos que não temos interesse por História, Geografia, etc. Essas informações estão, no entanto, ao alcance de todos: basta um clique no Google. No entanto, em alguns programas, temos Guias locais a acompanhar-nos.

Durante as viagens oferecemos sempre sessões de meditação, proporcionamos que os grupos que tenham ensinamentos de diferentes tradições, experiências locais – até com amigos nossos que nos abrem as portas das suas casas -, contacto com a população local,…

As viagens que organizamos são como se fossem pensadas para amigos e são à nossa imagem: valorizamos alojamentos familiares, simples, que muitas vezes são guest houses, home stays e até mosteiros e ashrams. Adoramos comer nos sítios que os locais comem (sempre vegetariano, claro!) e viajar como eles viajam. Andamos a pé, de mini van, de autocarro, de comboio, de tuk tuk,.. Não gostamos de visitar museus, nem outros monumentos, gostamos mais de ir a pequenos templos e mosteiros onde não encontramos Ocidentais, de ver as pessoas nas ruas, de ver a vida como ela é. Aproveitamos cada ida ao Ocidente para recebermos ensinamentos de professores, mestres, Lamas, monges, praticantes avançados,… e incluímos essa oportunidade em todas as viagens que organizamos.

É condição obrigatória para quem pretenda viajar connosco, identificar-se com este tipo de viagem (claro), estar disposto a fazer uma alimentação vegetariana durante todo o programa, ter uma personalidade flexível – adaptando-se facilmente a imprevistos -, não pretender experiências de hotel – porque essas não existem nas viagens que organizamos -, estar receptivo a viajar em grupo e ter genuíno interesse e motivação por praticar e receber ensinamentos espirituais.

Queremos evitar más experiências, por isso caso não lhe apeteça viajar desta forma (ou não se veja a fazê-lo), não tenha interesse por espiritualidade nem esteja disponível para receber ensinamentos ou caso considere que as características da sua personalidade não se encaixam com o que é pedido, é preferível que – pelo menos de momento – não viaje connosco.

DEDICAÇÃO, SEGURANÇA E COMPROMISSO

Estamos completamente dedicados a este projecto e, mais do que a parte comercial, queremos proporcionar a quem viaja connosco, para além de bons momentos em grupo, oportunidades transformadoras e de contacto com outras culturas e religiões. Por isso, o nosso apoio em todas as situações necessárias, quer seja antes, quer seja durante ou após a viagem, é uma garantia. Estamos disponíveis para ajudar, responder, resolver. Estamos sempre disponíveis para facilitar, sem regras rígidas, mas com as regras necessárias. A nível de segurança, temos um plano interno com soluções para diferentes situações de emergência. Para além disso, temos um Seguro de Responsabilidade Civil com cobertura até 75.000€ da Tranquilidade (apólice nº 0004550929), as viagens que organizamos são cobertas pelo Fundo de Garantia de Viagens e Turismo (estamos registados no RNAVT – Registo Nacional das Agências de Viagens e Turismo – com o nº 7304) e é obrigatório que quem viaja connosco faça um seguro de viagem individual (em alguns programas este está incluído).

SUBSCREVA A NEWSLETTER

Para ser o primeiro a saber das nossas novidades.