QUEM SOMOS

Somos a Diana e o Igor e fundámos em 2017 a Macro Viagens, agência vegetariana de Turismo Responsável certificada pela BIOSPHERE Responsible Tourism

Na Macro Viagens, organizamos viagens em grupo mais espirituais do que turísticas, com refeições exclusivamente vegetarianas, contacto com diferentes tradições espirituais (especialmente com o Budismo), para países como a Índia, Sri Lanka, Nepal, Tailândia, Butão e em breve Japão – para já.

Também organizamos viagens à medida e retiros para grupos privados e imersões na Ayurveda numa clínica no sul da Índia.

Somos praticantes do Dharma de Buda, gostamos de estar em contacto com a natureza, sentimos um enorme respeito por todos os seres vivos e procuramos mais profundidade e maior consciência em cada uma das nossas ações. Somos viajantes experientes e buscadores sinceros.

Pretendemos que as viagens que organizamos sejam fonte de motivação para o caminho do Dharma. A nossa grande motivação é possibilitar a quem viaja com a Macro Viagens um mergulho para dentro, a única viagem que consideramos ser capaz de proporcionar realização profunda.

Igor CHIU SOARES

QUEM SOMOS

Sou responsável pelo departamento financeiro e pela relação com os fornecedores. Sou co-responsável pelo desenvolvimento dos programas e lidera as viagens em conjunto com a Diana. Também dou sessões de estudo de Filosofia Budista e meditação durante as viagens.

Encontrei o Budismo em 2014 e comecei a estudar de forma mais comprometida depois de ter feito um retiro de Vipassana de S.N.Goenka e de encontrar Lama Alan Wallace.

Desde 2015 que estudo de forma contínua com aquele que considero o meu professor raiz, Lama Alan Wallace, aluno direto de S.S. Dalai Lama. Há já 8 anos consecutivos que participo no seu retiro anual de dois meses.

Em 2016 fiz o Cultivating Emotional Balance Teachers Training (CEBTT).

Faço periodicamente retiros e estudo de forma contínua através de cursos e seminários com diferentes professores de Budismo Tibetano.

Em 2022 fiz o Nalanda Certificate Course (NCC) de Introdução à Filosofia Budista. No mesmo ano comecei a frequentar o Nalanda Masters Course (NMC) de 5 anos em Filosofia Budista na Tibet House (Delhi – Índia) lecionado por Geshe Dorji Damdul.

DIANA CHIU BAPTISTA

Sou responsável pela comunicação e gestão de clientes. E também é co-responsável pelo desenvolvimento dos programas que lidero com o Igor.

Nasci numa família diferente do convencional, por isso tive desde cedo contacto com práticas bastante diferentes do habitual por cá, ao nível especialmente de alimentação e saúde.

Viajar, especialmente para conhecer culturas diferentes da minha, sempre foi uma paixão (aliás, costumo dizer que trabalhava para viajar – agora trabalho em viagens).

Depois de terminar os estudos na área da Comunicação, interessei-me por Alimentação e Saúde Natural. Comecei por estudar com um professor Japonês e, depois de várias formações e seminários com diferentes professores de diferentes áreas de saúde mais alternativas e tradicionais, fiz o curso de 3 anos no IMP.

Apesar de ter tido o primeiro contacto com o Budismo em 2009 na primeira viagem à Tailândia que fiz, só comecei a praticar de forma mais comprometida quase 10 anos mais tarde, depois de um retiro de Sojong com Khenpo Pema Wangdak, a quem continuo ligada. Também estudo com Lama Rinchen Gyaltsen.

Tal como o Igor, em 2022 fiz o Nalanda Certificate Course (NCC) de Introdução à Filosofia Budista. No mesmo ano comecei a frequentar o Nalanda Masters Course (NMC) de 5 anos em Filosofia Budista na Tibet House Delhi.

VIAGENS ESPIRITUAIS

As viagens que organizamos na Macro Viagens são mais espirituais do que turísticas. Na maioria dos programas, visitamos lugares sagrados, temos sessões de meditação, estudamos e refletimos sobre ensinamentos de Buda, recebemos preciosos ensinamentos, participamos em rituais, estamos próximos das comunidades monásticas.

Muitas vezes estas atividades nem estão todas mencionadas nos programas, mas já estão previstas (ou então surgem espontaneamente, à medida que a viagem se desenrola).

preços JUSTOS

O valor de cada programa de viagem da Macro Viagens foi pensado ao pormenor para que seja justo para todos, o que não quer dizer que seja o mais barato do mercado: incluímos uma margem de lucro equilibrada para a Macro Viagens, cobertura de todas as despesas de prospeção e de custos internos, pagamos valores justos aos fornecedores e definimos uma percentagem para solidariedade.

Para que não existam surpresas a nível financeiro para quem viaja connosco, os programas incluem tudo no país destino (quando não incluem é apenas 1 ou 2 refeições, especialmente nos aeroportos domésticos, por questões logísticas).

Alojamento, refeições, atividades, fees de entradas, transportes locais, voos domésticos, seguro de assistência em viagem com cobertura cancelamento, está tudo incluído durante o programa no país de destino.

O que não está incluído nas viagens em grupo são os voos internacionais e o visto, mas indicamos o custo aproximado previsto.

NA MACRO VIAGENS FAZEMOS QUESTÃO DE RESPEITAR A CULTURA LOCAL

Sair zona de conforto – ao misturarmo-nos com as populações locais, experienciarmos costumes, mentalidades e perspectivas de vida tão diferentes das nossas -, é também uma das nossas propostas.

Apoiamos as comunidades e a economia local e cultivamos o respeito pela diferença. Mais do que cultura-de-museu – que é inexistente nas viagens que organizamos na Macro Viagens -, queremos proporcionar momentos desafiantes na realidade do dia-a-dia.

Viagens em que, em vez de vermos a realidade atrás do vidro de um carro privado ou de um restaurante / hotel fancy, misturamo-nos muitas vezes com as gentes locais, comemos onde as populações comem, participamos das suas celebrações, dormimos em casas de famílias e, por momentos, deixamos de ser turistas.

No entanto, na Macro Viagens respeitamos a cultura local, não queremos alterar nada nem chocar, tentamos adequar-nos o mais possível às regras sociais do destino.

REFEIÇÕES VEGETARIANAS

Somos atualmente a única Agência de Viagens Portuguesa exclusivamente vegetariana. Mas isso não quer dizer que quem viaja connosco seja vegetariano (aliás, a maioria dos nossos viajantes não é).

Todos os programas que organizamos incluem apenas refeições mais compassivas, ou seja vegetarianas, e com ingredientes sempre que possível locais e tradicionais. Por isso, muitas vezes são condimentadas e picantes.

Respeitamos todas as opções individuais, mas, para além de querermos dar oportunidade a quem habitualmente não faz este tipo de alimentação de conhecer outros sabores e ingredientes diferentes, uma alimentação à base de produtos vegetais minimiza o risco de complicações de saúde em viagem e pode ser bem mais saudável e sustentável.

TURISMO RESPONSÁVEL

minimizar o impacto negativo do turismo

A Macro Viagens foi a primeira agência Portuguesa a trabalhar destinos internacionais certificada pela BIOSPHERE Responsible Tourism.

Desde o início do nosso projeto que temos preocupações nas diferentes áreas do Turismo Sustentável e Responsável, que incluem a causa ambiental (claro), mas vão muito mais além:

  • Uma percentagem do lucro de cada um dos programas, reverte na íntegra para uma instituição local, normalmente mosteiros Budistas pois consideramos que a educação (a verdadeira) é o mais importante;
  • Sempre que possível, trabalhamos com fornecedores ligados a associações humanitárias e/ou religiosas (para alguns alojamentos, refeições e atividades);
  • Damos preferência a trabalhar com empresas familiares e estamos disponíveis a ajudá-las a serem cada vez mais sustentáveis (respeitando as condicionantes de cada país). Mais do que fornecedores, os nossos parceiros são amigos. E acabam por se tornar também amigos de quem viaja connosco;
  • Em nenhuma das nossas viagens existem atividades que incluam exploração animal. Apenas visitamos animais no seu habitat natural e de forma a não perturbar a sua vida na natureza;
  • Incentivamos a preservação do património histórico, cultural e natural e desincentivamos todos os viajantes a pactuarem com a comercialização de itens de interesse arqueológico, histórico, natural, cultural, feitos à base de sofrimento animal ou de exploração humana;
  • O facto de sermos uma agência exclusivamente vegetariana, para além das questões relacionadas com ambiente, compaixão e saúde, existe também uma diminuição significativa da pegada ambiental inerente à nossa atividade;
  • Sensibilizamos quem viaja connosco a respeitar os hábitos culturais e religiosos de cada país, assim como o ambiente, os animais, a natureza, o património, as pessoas, etc.

A única marca que queremos deixar é positiva, na memória dos viajantes e no coração das gentes com quem nos cruzamos em viagem. Por isso, implementámos todas estas medidas que vão de encontro aos nossos valores e a quem somos.

Quem quiser, pode ainda ficar a saber mais sobre aquelas que consideramos serem Boas Práticas de Turismo Responsável e aplicar estas dicas não só quando viajar connosco, mas em qualquer viagem que faça.

ESTUDO DO DHARMA

Todos os nossos programas da Macro Viagens incluem práticas contemplativas de estudo, reflexão e meditação.

Para além dos lugares que visitamos, temos em muitos programas sessões sobre o Dharma de Buda, quer com o Igor, quer com professores convidados como o Paulo Borges, quer com Lamas locais. Isto para que as viagens não sejam apenas “bem-estar”, mas que possa surgir algo de mais profundo e permanente.

Consideramos também na Macro Viagens que fazer Karma Yoga – ou seja, servir sem qualquer interesse de benefício próprio – é fundamental. Assim, incluimos esta prática espiritual purificadora em algumas viagens em grupo, como forma de cultivar a paciência, a generosidade, o foco, a atenção e a disciplina.

Para além disso, fazemos outras práticas, que diferem de programa para programa, como por exemplo libertação de animais (uma importante prática purificadora Budista).

O NOSSO COMPROMISSO

Quando preparamos os programas da Macro Viagens, que fazemos como se fossem para amigos, existe sempre uma grande ponderação sobre todos os aspetos.

Isto inclui a escolha da melhor época do ano para viajar, fornecedores de confiança, alojamentos, restaurantes e transportes adequados ao programa, atividades enriquecedoras, identificação de locais que no momento não tenham nem instabilidade política, nem social.

Em condições normais, não existem riscos de maior. No entanto, é importante que haja consciência da possibilidade de acontecerem situações imprevisíveis, fora do nosso controlo, especialmente por exemplo em regiões como os Himalaias.

São condições essenciais para viajar com a Macro Viagens, espírito flexível, capacidade de adaptação, confiança nas nossas decisões pois temos muita experiência (quer como viajantes, quer como organizadores, quer com estas culturas) e… consciência da impermanência a que todos estamos sujeitos a todo o instante.

Havendo esses elementos e ainda uma boa dose de flexibilidade e paciência – especialmente para os Ocidentais é preciso em países como a Índia -, as viagens que organizamos que são únicas, de autor, podem ser, acreditem, uma maravilhosa experiência.

Tem dúvidas?

FALE CONNOSCO

E-book gratuito

8 Deliciosas receitas indianas

100% vegan e adaptadas por nós a uma versão mais saudável