macro viagens

Quem somos

Somos a Diana e o Igor e fundámos em 2017 a Macro Viagens, uma agência vegetariana de Turismo Responsável certificada pela BIOSPHERE Responsible Tourism. Levamos pessoas a viajar de forma mais profunda, compassiva, espiritual e autêntica.

Organizamos viagens em grupo realistas, com refeições exclusivamente vegetarianas, com ensinamentos e contacto com a tradição Budista, para países como a Índia, Sri Lanka, Nepal, Butão e (brevemente) Tailândia.

Somos praticantes do Dharma de Buda, gostamos de estar em contacto com a natureza, sentimos um enorme respeito por todos os seres vivos e procuramos mais profundidade e maior consciência em cada uma das nossas acções. Somos viajantes experientes e buscadores sinceros.

Pretendemos que os programas de viagem que organizamos sejam fonte de motivação para o caminho do Dharma. A nossa grande motivação é possibilitar a quem viaja connosco um mergulho para dentro, a única viagem que consideramos ser capaz de proporcionar realização profunda.

VISITA A MOSTEIROS E LUGARES SAGRADOS

Visitar lugares sagrados, meditar, estudar os ensinamentos de Buda, receber preciosos ensinamentos, participar em actividades potencialmente purificadoras, estar próximo das comunidades monásticas,… estas são algumas das nossas propostas.

Muitas vezes nem estão mencionadas nos programas, mas já estão previstas (ou então surgem espontaneamente, à medida que a viagem se desenrola).

PRESERVAÇÃO DA CULTURA LOCAL

As viagens que organizamos fazem-nos sair zona de conforto – ao misturarmo-nos com as populações locais, experienciarmos costumes, mentalidades e perspectivas de vida tão diferentes das nossas.

Apoiamos as comunidades e a economia local e cultivamos o respeito pela diferença. Mais do que cultura-de-museu – que é inexistente nas viagens que organizamos -, queremos proporcionar momentos desafiantes na realidade do dia-a-dia.

Viagens em que, em vez de vermos a realidade atrás do vidro de uma carrinha, misturamo-nos muitas vezes com as gentes locais, comemos onde as populações comem, participamos das suas celebrações, dormimos em casas de famílias e, por momentos, deixamos de ser turistas.

VIAGENS A PREÇOS JUSTOS

O valor de cada programa de viagem foi pensado ao pormenor, para que seja justo para todos: uma margem equilibrada para a Macro Viagens, cobertura das despesas de prospecção e de outros custos internos, pagamento de valores justos aos fornecedores e ainda uma percentagem para solidariedade.

Para que não existam surpresas a nível financeiro para quem viaja connosco, todos os programas incluem tudo no destino. Ou seja, quem não quiser gastar mais, não precisa de o fazer (está sempre tudo incluído no país de destino).

REFEIÇÕES EXCLUSIVAMENTE VEGETARIANAS

Somos actualmente a única Agência de Viagens Portuguesa exclusivamente vegetariana. Mas isso não quer dizer que quem viaja connosco seja vegetariano (aliás, a maioria nem é).

No entanto, todos os programas que organizamos incluem apenas refeições compassivas, ou seja vegetarianas, locais e tradicionais (muitas vezes condimentadas e picantes).

Respeitamos todas as opções individuais, mas, para além de querermos dar oportunidade a quem habitualmente não faz este tipo de alimentação de conhecer outros sabores e (até) ingredientes, uma alimentação à base de produtos vegetais minimiza o risco de complicações de saúde em viagem e é mais sustentável e compassiva.

No nosso blog pode ficar a saber mais sobre a nossa visão do que é realmente uma alimentação sustentável.

MEDITAÇÃO, KARMA YOGA E OUTRAS PRÁTICAS ESPIRITUAIS

Todos os nossos programas de viagem contemplam práticas contemplativas: incluímos, sempre que possível, práticas de yoga, imersão na natureza e sessões de meditação.

Durante as viagens, existe também estudo sobre o Dharma de Buda para que não seja apenas “bem-estar”, mas que possa surgir algo de mais profundo e permanente.

Consideramos que praticar serviço abnegado (Karma Yoga) – ou seja, servir sem qualquer interesse de benefício próprio – é fundamental. Assim, incluímos, sempre que possível esta prática espiritual purificadora, como forma de cultivar a paciência, a generosidade, o foco, a atenção e a disciplina.

Para além disso, fazemos outras práticas, que diferem de programa para programa, como por exemplo libertação de animais (uma importante prática purificadora Budista).

macro viagens

Queremos minimizar o impacto negativo do turismo​

Fomos a primeira agência Portuguesa a trabalhar destinos internacionais a ser certificada pela BIOSPHERE Responsible Tourism.

Temos preocupações nas diferentes áreas do Turismo Sustentável, que incluem a ambiental (claro), mas vão mais além:

  • Uma percentagem do lucro de cada um dos programas, reverte na íntegra para uma associação de solidariedade local, consoante o destino de cada viagem;
  • Sempre que possível, trabalhamos com fornecedores ligados a associações humanitárias e/ou religiosas (para alguns alojamentos, refeições e actividades);
  • Damos preferência a trabalhar com empresas familiares e estamos disponíveis a ajudá-las a serem cada vez mais sustentáveis (respeitando as condicionantes de cada país). Mais do que fornecedores, os nossos parceiros são amigos. E acabam por se tornar também amigos de quem viaja connosco;
  • Em nenhuma das nossas viagens existem actividades que incluam exploração animal. Apenas visitamos animais no seu habitat natural e de forma a não perturbar a sua vida na natureza;
  • Incentivamos a preservação do património histórico, cultural e natural e desincentivamos todos os viajantes a pactuarem com a comercialização de itens de interesse arqueológico, histórico, natural, cultural, feitos à base de sofrimento animal ou de exploração humana;
  • O facto de sermos uma agência exclusivamente vegetariana, para além das questões relacionadas com ambiente, compaixão e saúde, existe também uma diminuição significativa da pegada ambiental inerente à nossa actividade;
  • Sensibilizamos quem viaja connosco a respeitar os hábitos culturais e religiosos de cada país, assim como o ambiente, os animais, a natureza, o património, as pessoas, etc.

A única marca que queremos deixar é positiva, na memória dos viajantes e no coração das gentes com quem nos cruzamos em viagem!

Neste artigo, pode ficar a saber mais sobre aquelas que consideramos serem Boas Práticas de Turismo Responsável.

ESTAS VIAGENS SÃO PARA MIM?

Queremos que esteja ciente do tipo de viagens que organizamos, para decidir em consciência se é realmente isto que procura.

Durante as viagens, disponibilizamos sempre sessões de meditação e de estudo do Dharma de Buda (mesmo nos programas não são Budistas, como é o caso das viagens à Índia Sul).

Privilegiamos o contacto com as populações locais – muitas vezes são amigos que nos abrem as portas das suas casas -, com as comunidades monásticas e com as realidades locais. Não costumamos visitar os locais mais turísticos, nem proporcionamos experiências de hotel. Comemos muitas vezes onde os locais comem e sempre que possível ficamos alojados em locais onde os turistas domésticos ficam.

Nós não somos Guias Turísticos, não é essa a nossa formação (embora em alguns programas haja o acompanhamento de um guia local). Mas temos outras coisas para partilhar.

Criamos viagens de autor onde partilhamos as nossas experiências pessoais, conhecimentos e vivências, como viajantes experientes que somos e praticantes do Dharma.

DEDICAÇÃO, SEGURANÇA E COMPROMISSO

Quando preparamos os programas, existe sempre uma grande ponderação da nossa parte sobre todos os aspectos das viagens que organizamos. Isto inclui a escolha da melhor época do ano para viajar, fornecedores de confiança, alojamentos adequados, transportes seguros e identificação de locais que no momento não tenham nem instabilidade política, nem social.

Em condições normais, não existem riscos de maior. No entanto, é importante que haja consciência da possibilidade de acontecerem situações imprevisíveis, fora do nosso controlo.

Relativamente à pandemia COVID-19, temos um Plano de Contingência, que está em constante actualização, disponível para consulta. Cumprimos as normas internacionais e nacionais. E temos a certificação nacional “Clean&Safe” do Turismo de Portugal e a certificação internacional “Safe Travels” da WTTC.

São condições essenciais para viajar connosco, espírito flexível, capacidade de adaptação, confiança nas decisões da organização e consciência da impermanência a que todos estamos sujeitos a todo o instante.

Tem dúvidas?

FALE CONNOSCO