“Monges, assim como os sábios aceitam o ouro depois de testá-lo, aquecendo, cortando e esfregando-o, assim minhas palavras serão aceites após examiná-las, mas não por respeito a mim.” ~ Buda Gautama
Nesta viagem ao Sri Lanka, vamos conhecer este país tão rico, a sua gastronomia e cultura, mas vamos também ter a oportunidade de receber ensinamentos da comunidade monástica Budista da tradição Theravada e de estudar e praticar meditação. A imersão na natureza (exterior e interior) quer-se profunda. Esta é uma viagem diferente das tours convencionais.
No local onde se encontra um excerto da mais antiga raiz da “Bodhi Tree” – junto à qual se diz que Siddhartha Gautama atingiu a iluminação, na árvore original, na Índia -, vamos fazer oferendas, entoar cânticos e orações, como os locais. Noutros momentos, vamos ter a oportunidade de exteriorizar todo o nosso entusiasmo por estarmos nesta ilha mágica!
Vamos dormir em cabanas ou villas junto à praia – embalados pelos sons da natureza -, visitar plantações de chá, comer “Rice and Curry” – a comida mais apreciada pelos Cingaleses. Durante esta viagem ao Sri Lanka, vamos ainda fazer caminhadas meditativas na natureza, conhecer templos e cavernas com estátuas sagradas de milhares de anos, atravessar a pé a ponte mais emblemática do Sri Lanka e, no final da viagem, vamos fazer uma importante e purificadora prática Budista: libertar animais.
Se não quiser gastar mais do que o investimento feito neste programa, durante a viagem ao Sri Lanka, não terá necessidade de o fazer.
Durante esta viagem ao Sri Lanka, vamos abraçar a cultura tradicional do Sri Lanka, a sua rica gastronomia e forte espiritualidade, ter a oportunidade de visitar alguns dos locais mais emblemáticos do antigo Ceilão, de receber preciosos ensinamentos, relaxar na praia ou na piscina, ler um dos livros que comprámos na livraria de uma das maiores editoras mundiais Budistas e conviver com este povo tão genuíno e sorridente, que nos aborda espontaneamente com um olhar sincero.
Uma viagem ao Sri Lanka onde vamos:
Associação de solidariedade social apoiada na viagem ao Sri Lanka: Vários mosteiros Budistas
Chegada a Colombo e primeiro contacto com esta viagem ao Sri Lanka. Transfer para Negombo, onde vamos ficar alojados. Temos o primeiro contacto com esta gente de sorriso tão fácil e com a gastronomia local. O dia de hoje é livre, para chegada, ambientação, conhecer o grupo, recuperar da viagem.
Alojamento: Hotel ***
Transfer do aeroporto incluído
Depois do pequeno-almoço, já recuperados da longa viagem do dia anterior, dirigimo-nos a Udalawale, onde vamos chegar ao final da tarde, ainda a tempo de usufruirmos da piscina, da envolvência natural deste espaço e de nos prepararmos para o dia seguinte. Pelo caminho se tivermos sorte, avistamos alguns elefantes na estrada (vêm do Parque Natural à estrada pedir comida a quem passa).
Alojamento: Villas ***
Horas em viagem: 06:00 (estimativa)
Acordamos de madrugada ansiosos por este dia: vamos fazer um Safari, ver animais num parque natural, livres. Este local não tão grande como outros, mas mesmo assim ultimamente está bastante movimentado. Ainda assim, é uma experiência boa, garantem que é impossível não avistar elefantes.
Partimos, expectantes, em Jeeps. Procuramos elefantes, avistamos várias aves, observamos répteis e fotografamos os macacos. É uma manhã animada, com risos e muitas exclamações, neste parque natural onde a paisagem se assemelha à de uma Savana.
Depois do almoço, vamos para Ella. Paramos pelo caminho para visitar um complexo Budista com sete estátuas da tradição Mayahana, onde fazemos uma sessão de meditação.
Chegamos ao alojamento onde vamos ficar nas próximas noites à tarde. Jantamos e recolhemo-nos.
Alojamento: Hotel ***
Horas em viagem: 03:30 (estimativa)
Dirigimo-nos de manhã bem cedo a um mosteiro Budista da tradição Theravada, rodeado pela natureza, no cimo de uma colina. Passamos aqui todo o dia, a receber ensinamentos, a praticar meditação, recitar orações e outras práticas.
Servimos o almoço aos monges, que nesta tradição são mendicantes. Depois dos monges se alimentarem e após as suas orações, comemos nós.
Alojamento: Hotel ****
Horas em viagem: 01:30 (estimativa)
Fazemos uma caminhada até ao topo de uma colina sagrada, onde tanto Hindus como Budistas fazem peregrinações.
Depois de uma pequena meditação, começamos a descida por pequenos caminhos junto às plantações de chá, até uma das pontes mais emblemáticas do Sri Lanka.
Caminhamos pelos carris, atentos à passagem do comboio, como tantos outros locais e turistas o fazem.
Dirigimo-nos, depois, para casa de uma família onde vamos almoçar. Ajudamos a preparar a refeição que é confecionada segundo os métodos tradicionais e passamos algum tempo aqui.
Alojamento: Hotel ****
Horas em viagem: 02:00 (estimativa)
Caminhada Litle Adam’s Peak: Esforço médio
Embarcamos num pitoresco comboio para uma das mais bonitas viagens do mundo. Deslocamo-nos calmamente, com destino a Nuwara Eliya. O comboio segue por entre plantações de chá e colinas repletas de vegetação tropical. Quem percorre a pé os carris, acena-nos, de sorriso aberto. Muitos são adultos, mas têm a simplicidade das crianças. Nós devolvemos-lhes os acenos e os sorrisos e voltamos a constatar, mais uma vez, como este povo é tão genuíno e alegre.
Chegamos a Nuwara Eliya, conhecida por “Little England”, a tempo do almoço e de visitarmos uma plantação e fábrica de chá. A seguir, partimos em direção a Kandy, onde chegamos ao final do dia, para jantar.
Alojamento: Hotel ***
Horas em viagem: 07:00 (estimativa)
Depois de um dia cheio, a manhã de hoje é livre. Mas antes disso, visitamos a livraria de uma das maiores editoras Budistas do mundo. Aqui, perdemo-nos pelos corredores repletos de importante literatura, a preços muito acessíveis.
Aproveitamos para passear pelas fervilhantes ruas de Kandy. Podemos visitar o Templo da Relíquia do Dente Sagrado ou ir de TukTuk até à gigante estátua de Buda que se avista da cidade. Almoçamos e à tarde viajamos até à zona de Dambulla, onde chegamos ao final do dia.
Alojamento: Villa ****
Horas em viagem: 03:00
Ao amanhecer, visitamos a “Bodhi Tree” – proveniente da mais antiga raiz da árvore onde se diz que Buda atingiu a iluminação, na Índia. Participamos nas oferendas e rituais. Depois, vamos até um Mosteiro Budista, desconhecido pelos turistas, onde participamos, uma vez mais, na Alms Giving, a cerimónia de oferta de comida aos monges, e recebemos ensinamentos.
A tarde é livre, podemos aproveitar para ler um dos livros que compramos em Kandy, junto à piscina da villa onde estamos alojados.
Ao final do dia, temos uma sessão de meditação.
Alojamento: Villa ****
Horas em viagem: 03:00 (estimativa)
Fazemos mais uma caminhada com destino ao maior complexo de cavernas Budistas do Sri Lanka, com cerca de 2.300 anos. Subimos, visitamos cada uma das grutas, acompanhados por um guia local que nos dá explicações sobre o sítio onde estamos, e descemos até um templo dourado com uma estátua de Buda gigante. À tarde visitamos a cidade antiga de Sigiriya, que fica no topo de um imponente rochedo de granito.
Alojamento: Villa ****
Horas em viagem: 01:00 (estimativa)
Caminhadas: esforço baixo a médio
Depois de uma manhã passada em viagem – pelo meio, se tivermos oportunidade paramos para visitar uma escola primária -, chegamos à tão ansiada praia. Almoçamos já com os pés na areia.
Vamos ficar a dormir ou em cabanas ou em villas, com duche ao ar livre. Estes dias são passados entre a praia e a piscina, só a usufruir da natureza, do sol e do mar. Há burros que passeiam, livres, e um sem número de outros animais selvagens, que vivem em harmonia com a natureza.
Fazemos caminhadas na areia, temos algumas sessões de meditação, aproveitamos para ler e refletir, experimentamos fazer Stand Up Paddle ou Kayak na lagoa, podemos ir ver golfinhos ao amanhecer e, se formos aventureiros, fazemos algumas das atividades radicais disponíveis. Temos ainda a oportunidade de, se quisermos, fazer Karma Yoga, ajudando na limpeza da praia (e também na limpeza da nossa mente).
Alojamento: Hut ou Villa**** na praia
Horas em viagem: 04:00 (estimativa)
Aproveitamos a manhã para os últimos mergulhos e, a seguir ao almoço, despedimo-nos deste maravilhoso paraíso onde passámos os últimos dias.
Dirigimo-nos a Negombo, onde chegamos ao final do dia, a tempo do jantar.
Alojamento: Hotel ***
Horas em viagem: 03:30 (estimativa)
Saímos ao amanhecer em direção ao Mercado de Peixe local, para adquirirmos caranguejos vivos. Vamos libertá-los numa lagoa, a bordo de um barco tradicional. Esta prática Budista de libertação de animais é considerada muito importante e auspiciosa. A seguir, temos os últimos ensinamentos num Mosteiro e voltamos a participar na cerimónia Alms Giving.
Jantamos, pela última vez juntos, celebramos todas as experiências que tivemos começamos a despedirmo-nos do “Rice & Curry”, o prato tradicional do Sri Lanka que nos acompanhou durante esta viagem, nas suas diferentes variantes (sempre vegetariano, claro).
Despedimo-nos desta viagem de onde levamos tantos ensinamentos práticos que vamos, com motivação e determinação, aplicar no nosso dia-a-dia.
Alojamento: Hotel ***
Horas em viagem: 02:00 (estimativa)
Termina aqui esta viagem ao Sri Lanka. Regressamos a casa inspirados pelas experiências dos últimos dias e pelo contacto com este povo tão afável e de sorriso aberto.