Índia Sul – Viagem em grupo – Fevereiro 2019 – Macro Viagens
fade
4025
page-template-default,page,page-id-4025,mkd-core-1.1.1,voyage-ver-1.4,mkdf-smooth-scroll,mkdf-smooth-page-transitions,mkdf-ajax,mkdf-blog-installed,mkdf-header-standard,mkdf-no-behavior,mkdf-default-mobile-header,mkdf-sticky-up-mobile-header,mkdf-dropdown-default,mkdf-header-style-on-scroll,mkdf-full-width-wide-menu,mkdf-medium-title-text,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive
 

ÍNDIA SUL E AYURVEDA

Um programa de viagem por Mumbai e Kerala, planeado para que tenha uma real experiência da Índia Sul, mas para que possa também desfrutar de muitos momentos idílicos, sem pressas.

Vamos contactar com as populações locais, com diferentes religiões, saborear comida tradicional e vamos dormir uma noite a bordo de um comboio indiano. Mas vamos também passar alguns dias numa praia paradisíaca – como já existem poucas tão serenas e limpas na Índia -, vamos apreciar a tranquilidade das Backwaters de Kollam e vamos ter tempo para desfrutar e praticar Yoga e Meditação. Para além disso, temos a possibilidade de mergulhar por alguns dias na sabedoria milenar da Ayurveda, num centro de retiros familiar.

PROGRAMA DE VIAGEM

  • Datas: 21 Fev. a 5 Mar. 2019
  • Alojamento: Hotéis (3 noites), Villa (2 noites), Beach Hut (3 noites), Centro Ayurveda (3 noites) e Comboio (1 noite)
  • Refeições: Vegetarianas
  • Lugares limitados: 14 pessoas
  • Tudo incluído: Voos internacionais + Seguro de Viagem World Nomads Standard + Alojamento 12 noites + 3 refeições vegetarianas diárias + 2 voos internos + Transportes locais + Atividades do programa + Sessões de Yoga e Meditação + Consultas, tratamentos, workshops e suplementos Ayurveda + Actividades do programa + Acompanhamento por 2 viajantes experientes
  • Investimento: 2.390€

Esta é uma viagem onde vai conhecer e desfrutar da cultura e da espiritualidade de Kerala, mas não é um programa de cidade em cidade, na ânsia de conhecer o máximo possível. É uma viagem para um pequeno grupo, com muitos momentos tranquilos para simplesmente estar, usufruir, relaxar e partilhar. Uma viagem com momentos livres e tempo suficiente para sentir cada local e vivenciar cada instante, toque, cheiro e sabor.

Uma viagem com o mais simples e especial de Mumbai e Kerala:

  • As gentes de sorriso aberto e de olhar genuíno;
  • A beleza exótica das backwatters;
  • As deliciosas Meals vegetarianas que se comem à colher ou à mão;
  • Uma lição de como vestir e fazer corretamente as pregas de um Saree;
  • Um médico que ora, pela nossa cura, no final de cada consulta Ayurveda;
  • As deliciosas aprendizagens durante um workshop de culinária consciente;
  • Uma visita a uma Farmácia centenária onde ainda hoje em dia a produção é feita de forma tradicional;
  • As mãos dos terapeutas que nos curam o corpo e a mente;
  • A aconchegante sensação dos óleos quentes que percorrem o nosso corpo e aquecem-nos o coração.
  • Uma jornada de comboio como num filme de Bollywood;
  • A prática de Yoga numa serena praia tropical de areia branca;
  • Os mergulhos infinitos no Mar Arábico;
  • O som de uma oração ao acordar, vindo de uma mesquita junto à praia.
INSCRIÇÕES

ITINERÁRIO

Dia 1: Mumbai

Chegada de madrugada a Mumbai e primeiro contacto com a Índia. Mumbai é uma cidade cosmopolita de contrastes, bem diferente do resto das localidades onde vamos estar nos próximos dias. A primeira noite é passada num hotel, junto ao aeroporto, pois no dia a seguir a viagem continua, rumo ao estado de Kerala.

.

Dia 2 e 3: Kollam

Acordamos com os sons da natureza e preparamo-nos para uma viagem de Auto Rickshaw até uma pequena ilha. No caminho, paramos para visitar um pequeno templo Hindu, onde os locais fazem as suas orações. De seguida, fazemos um passeio de canoa pelas Backwatters, ficamos a conhecer várias plantas, frutas e especiarias e temos contacto com a vida simples, tranquila e rural que se vive por aqui e que é tão diferente da dos locais onde estivemos antes. Almoçamos em casa de uma família típica, sentados no chão, comemos com as mãos alimentos feitos com amor e servidos numa folha de bananeira. Regressamos depois de almoço às Villas.

À tarde podemos visitar a cidade de forma independente e aproveitar para fazer algumas compras. Ou, então, podemos ficar a relaxar nas redes de descanso junto ao lago, enquanto aproveitamos para ler um livro.

Jantamos ao ar livre e conversamos alegremente sobre todas as experiências que tivemos durante o dia.

Dia 4: Kollam - Centro Ayurveda

Tomamos o último pequeno-almoço junto ao lago e fazemos uma viagem de van até ao Centro de Ayurveda onde vamos ficar nos próximos dias. Este é um centro de retiros familiar, com tradição de 8 gerações de médicos, cujos conhecimentos foram sendo transmitidos de pais para filhos e de filhos para netos. Um local que oferece tratamentos tradicionais e comida orgânica, num ambiente acolhedor e extremamente confortável. Para além disso, apercebemo-nos que o centro é ecológico e autossustentável. Chegámos aqui a tempo do almoço e saboreamos a deliciosa comida vegetariana Ayurveda com prazer. De tarde, fazemos a primeira consulta, onde ficamos a saber o nosso Dosha e definimos um plano de tratamentos (que inclui que comidas evitar). Sentimo-nos tranquilos, em paz, e desfrutamos deste refúgio.

Dias 5 e 6: Centro Ayurveda

Começamos o dia com o nascer do sol, com uma caminhada pelas redondezas ou com uma sessão de Yoga. É tempo de mergulharmos profundamente na Ayurveda, de desfrutarmos de ensinamentos, consultas e tratamentos diários, de nos alimentarmos de forma mais consciente e de praticarmos recolhimento, yoga e meditação, em grupo ou individualmente. Sentimo-nos aconchegados quando, no final da consulta ou no início de cada tratamento, o terapeuta faz uma pequena oração pela nossa cura.

Assistimos a palestras, participamos num Workshop de Cozinha Ayurveda e fazemos uma visita à Farmácia, onde são confecionados os medicamentos que são usados neste centro. Apaixonamo-nos por esta medicina milenar, e ficamos com vontade de aprofundar mais.

Ao final do dia, depois do jantar, juntamo-nos à oração familiar na pequena capela: “Por vezes rezar não muda a situação, mas muda a nossa atitude perante essa mesma situação e dá-nos esperança, o que pode mudar toda a nossa vida…”.

Dia 7: Cochin - Kannur

De manhã fazemos os últimos tratamentos, temos a nossa última consulta e, ao final da tarde, viajamos de van para Cochin. Não sem antes nos despedirmos da família e do staff que tão calorosamente nos recebeu e tratou estes dias.

Partimos então para uma viagem de comboio em direcção a Kannur e pernoitamos em cabine do comboio. Viajar de comboio na Índia é uma experiência incrível. Embora difícil, é uma oportunidade para sair da zona de conforto que vai certamente ficar na memória dos viajantes como uma das recordações mais fortes.

Dia 8: Kannur

Chegamos de manhã muito cedo a Kannur, depois de uma viagem de comboio um pouco cansativa, mas recuperamos imediatamente quando reparamos que vamos ficar alguns dias num alojamento em cima de uma praia tropical. Tomamos o pequeno-almoço à beira-mar e passamos o resto da manhã a relaxar e a usufruir deste pequeno paraíso. O almoço é na praia e à tarde continuamos a desfrutar do mar e do sol. O jantar é à luz das velas, junto ao mar.

Dia 9 e 10: Kannur

Começamos o dia com uma aula de Yoga e, a seguir ao pequeno-almoço, temos tempo livre para meditar, conversar, apanhar sol, nadar, ler um livro e explorar as vilas próximas. Há tempo livre para, de forma independente, sair de Auto-Rickshaw e ir a uma loja local mandar fazer um Sari à medida ou comprar e aprender a usar um Dhoti (a roupa masculina mais emblemática, típica do Sul da Índia). Roupas essas que poderão ser úteis para o casamento Hindu a que vamos ter o privilégio de assistir. O som das orações na mesquita diz-nos que o tempo vai passando, mas estes dias são de completo relaxamento.

Dia 11 e 12: Mumbai

Partimos de manhã muito cedo viajamos até ao aeroporto, para um voo interno com destino a Mumbai. Chegamos à hora do almoço e fazemos uma refeição rápida. A seguir temos uma viagem para a zona de Colaba. Chegamos ao final da tarde, ainda a tempo de um pequeno passeio onde descobrimos alguns dos pontos de interesse histórico, como “As portas da Índia”. Jantamos na cantina do alojamento onde estamos alojados.

No dia seguinte, fazemos uma tour por Mumbai, com o apoio de uma empresa social apoia as comunidades locais, e descobrimos a cidade para além das atrações turísticas. Fluímos ao ritmo do frenesim de Mumbai e almoçamos em casa de uma família local, numa favela. A tarde é livre e aproveitamos para fazer as últimas compras nos mercados de rua. Decidimos se queremos ir ao Cinema Regal ver um filme de Bollywood ou continuar a passear pelas ruas de Colaba. Voltamos a meio da tarde para o alojamento onde estamos hospedados e descansamos um pouco. Jantamos cedo, na cantina. A seguir, é altura de preparar tudo para apanharmos um transfer para o aeroporto. Partimos já com saudades, com o coração repleto de memórias, cheiros e sabores deste país que é mágico, embora por vezes seja difícil, mas que nunca deixa ninguém indiferente.

Notas:
1)  Este programa está dependente das condicionantes típicas da Índia e de outras circunstâncias não controladas por nós. Embora não perca nunca a sua essência, poderá, no entanto, sofrer ligeiras alterações. 2) A organização não acompanha o grupo nos voos internacionais entre Portugal e a Índia, mas estará no primeiro dia à espera do grupo no aeroporto internacional de Mumbai. No último dia, a organização despede-se do grupo no Aeroporto Internacional de Mumbai. 3) Os tratamentos no Centro Ayurveda são contraindicados durante o período menstrual feminino. 4) Todas as atividades mencionadas estão incluídas no programa e não têm qualquer custo extra associado. O casamento não é garantido, caso se proporcione, teremos a oportunidade de assistir a um casamento Hindu (apenas à cerimónia religiosa e almoço). 5) As roupas utilizadas, em todos os locais onde vamos estar, assim como a conduta de cada viajante, devem respeitar os costumes e a cultura indiana.

TEM DÚVIDAS? FALE CONNOSCO