“Portanto, os sábios veem que toda adversidade e felicidade dependem da mente e buscam a felicidade dentro da mente. Uma vez que eles têm as causas completas da felicidade dentro deles, eles não dependem de nada externo. Eles não são afligidos pelos danos causados por outros seres sencientes nem são afligidos por qualquer outra coisa, e isso permanece verdade mesmo no momento da morte. Eles são sempre livres.” ~ Jikme Tenpe Nyima
Uma viagem de peregrinação e contemplação por alguns dos locais sagrados do Budismo Tibetano no Nepal.
Durante esta viagem ao Nepal, para além dos sítios únicos que vamos visitar – longe dos locais turísticos convencionais – e das experiências profundas que vamos ter, serão dadas ainda dadas sessões teórico-práticas de meditação acessíveis a qualquer pessoa (independentemente de anteriormente ter ou não praticado meditação).
Vamos conhecer as populações locais, conviver com leigos e monásticos e ter a oportunidade de estar com importantes professores da tradição. Dar passeios na natureza, fazer uma caminhada herbal, estar em contacto com as culturas Tibetana e Nepalesa, participar em pujas e noutros rituais.
No final desta viagem ao Nepal, vamos passar alguns dias num centro de Medicina Tibetana familiar, uma imersão nesta medicina milenar, com tratamentos, consultas e aprendizagens.
Uma viagem rica e profunda, guiada pela sabedoria de Padmasambhava, o Guru Rinpoche, considerado para os Tibetanos como o ”Precioso Mestre”.


























































Durante a viagem ao Nepal, se não quiser gastar mais do que o investimento feito neste programa, voos internacionais e visto, não terá necessidade de o fazer.
Esta é uma viagem ao Nepal onde vamos:
Chegada a Catmandu e transfer para o alojamento.
Check-in na Guest House do Mosteiro onde vamos ficar alojados nas próximas noites. É uma Guest House confortável, diferente da maioria dos alojamentos que ficam em mosteiros (que costumam ser mais desafiantes a nível de comodidades).
Tendo como base Boudhanath, durante os próximos dias vamos visitar algumas Gompas (mosteiros), grutas e outros lugares sagrados. Temos a oportunidade de participar em pujas e em rituais.
E, sempre que possível, recebemos preciosos ensinamentos sobre dados por professores monásticos com quem teremos audiências.
Refeições incluídas: Jantar
Alojamento: Guest House
Check-in a partir das 14h
Começamos auspiciosamente esta jornada na Boudha Stupa, lugar onde Guru Rinpoche, numa vida anterior, junto com seus três irmãos, fez aspirações de espalhar no Tibete os ensinamentos de Buda. Estas aspirações continuam a dar frutos até hoje. Esta Stupa é vista como a mente desperta de Buda.
Vamos estar em grutas onde podemos entrar e sentar durante algum tempo em meditação, absorvendo a energia do lugar. Aqui, Naropa recebeu treino e ensinamentos do seu Guru, Tilopa, atingindo a iluminação perfeita.
Nos Ghats de um complexo que é Património Mundial da UNESCO, ardem corpos a céu aberto. Estamos perante um crematório Hindu, onde as famílias assistem à total cremação dos corpos dos seus familiares, que se transformam em cinza em algumas horas. Testemunhar a morte é uma forma de contemplar e meditar sobre a impermanência.
Refeições incluídas: Pequeno-almoço, Almoço e Jantar
Alojamento: Guest House
Visitamos a Swayambhu Stupa, localizada no coração espiritual do vale de Katmandu, onde Guru Rinpoche conheceu a sua consorte Newar e juntos praticaram e aprimoraram o mantra secreto neste mundo.
Diz-se que esta Stupa surgiu naturalmente de forma espontânea a partir de uma única semente de lotus plantada pela mão de um Buda, muito antes de Shakyamuni (o Buda Histórico) viver nesta terra.
Dirigimo-nos a Patan para um passeio a pé por esta cidade peculiar com milhares de Viharas (templos Budistas). Longe da praça principal, percorremos ruelas e becos e descobrimos a arquitetura do Budismo Newar. Visitamos lugares sagrados, pequenos templos, um deles que sinaliza o local onde se diz que Guru Rinpoche entrou destemidamente em reinos horríveis para resgatar uma Princesa dos espíritos malignos.
Jantamos em casa de uma família, sentados no chão, como tradicionalmente se come na região dos Himalaias.
Refeições incluídas: Pequeno-almoço, Almoço e Jantar
Alojamento: Guest House
Começamos o dia com uma sessão de meditação. Após o pequeno-almoço, saímos em direção a um parque natural.
Depois de uma caminhada introspectiva, imersos na montanha, a escutar o silêncio e os sons da natureza, chegamos a uma Gompa onde vivem monjas isoladas do mundo convencional.
Almoçamos na cantina deste Mosteiro com a comunidade monástica, por entre olhares e risos curiosos, simultaneamente envergonhados.
A comida é simples (o arroz, caril e dal que já conhecemos), mas saborosa, como costuma ser a comida dos mosteiros.
Passamos algum tempo aqui, em contemplação e meditação. Observamos os macacos e as estratégias que as Monjas encontraram para conviverem harmoniosamente com eles.
Ao fim do dia, voltamos a descer por entre a natureza, em direção ao “mundo real”. Jantamos e recolhemo-nos.
Refeições incluídas: Pequeno-almoço, Almoço e Jantar
Alojamento: Guest House
Este dia é livre em Boudhanath para compras, passear, voltar a visitar a Stupa e, quem sabe, algum outro mosteiro.
Se houver algum ensinamento a que possamos ir, é proposto ao grupo.
Despedimo-nos de Boudhanath. Amanhã vamos para outras paragens.
Refeições incluídas: Pequeno-almoço, Almoço e Jantar
Alojamento: Guest House
De manhã, caso se proporcione, temos mais uma audiência com um professor da tradição.
Almoçamos e à tarde viajamos até Namobuddha onde vamos ficar alojados num lugar especial que fica numa localização única.
Temos algum tempo livre para descansar, ler, apenas observar a natureza.
Jantamos e recolhemo-nos cedo, tal como em todos os dias desta viagem.
Refeições incluídas: Pequeno-almoço, Almoço e Jantar
Alojamento: Boutique Hotel
Podemos assistir a uma puja Hindu no alojamento onde estamos, antes do pequeno-almoço. Quando foi construído havia um pequeno templo sagrado que foi mantido e onde todas as manhãs os locais vêm fazer as suas orações.
Tomamos o pequeno-almoço, temos mais uma sessão de meditação com o Igor e saímos para visitar o mosteiro Budista próximo.
Aqui, diz-se que numa vida anterior Buda Shakyamuni sacrificou-se por uma mãe tigre faminta e os seus bebés. É um dos três lugares mais sagrados do Budismo Tibetano no Nepal. É um símbolo da Grande Compaixão.
Conhecemos o monge responsável pelo mosteiro, se estiver disponível. Almoçamos e visitamos algumas aldeias tradicionais onde temos contacto com outras sub-culturas étnicas do Nepal.
Refeições incluídas: Pequeno-almoço, Almoço e Jantar
Alojamento: Boutique Hotel
Viajamos até uma Clínica de Medicina Tibetana familiar, onde vamos ficar nos próximos dias.
A Medicina Tibetana está intimamente ligada ao Budismo. Este centro oferece consultas médicas, massagens terapêuticas, banhos quentes medicinais, sauna de ervas,… num ambiente de contemplação, silêncio e natureza.
Chegamos ao início da tarde, acomodamos-nos.
Estamos num espaço calmo e rodeados de um ambiente natural deslumbrante. Iniciamos o programa de tratamentos.
Jantamos e recolhemo-nos cedo.
Refeições incluídas: Pequeno-almoço, Almoço e Jantar
Alojamento: Clínica de Medicina Tibetana
Passamos quatro dias completos nesta Clínica de Medicina Tibetana. Terminamos esta viagem a cuidar de nós.
A alimentação aqui é caseira. Temos consultas com o médico que define o nosso plano de tratamentos diários (massagens terapêuticas, banhos quentes medicinais, sauna de ervas).
Temos ainda sessões de Prana Nadi, assistimos a Pujas de Fogo de purificação e temos algumas sessões de estudo.
Fazemos uma caminhada de reconhecimento das plantas medicinais da região.
Está tudo incluído, inclusive os tratamentos que nos ajudam melhorar a nossa saúde.
Nas proximidades da Clínica, existem alguns mosteiros e lugares sagrados que também visitamos.
Refeições incluídas: Pequeno-almoço, Almoço e Jantar
Alojamento: Clínica de Medicina Tibetana
Termina aqui este programa tão significativo.
Despedimo-nos deste santuário dedicado ao Buda da Medicina e regressamos a casa com motivação renovada para prosseguirmos o caminho do Dharma.
Refeições incluídas: Pequeno-almoço
Check-out até às 11h
Para a viagem ao Nepal, viajantes de nacionalidade Portuguesa necessitam à data de hoje de: