VIAGEM AOS HIMALAIAS

Impacto Cultural:
8/10
Rítmo da Viagem:
9/10
Nível de Conforto:
3/10

NA TERRA DO MEIO ENTRE A ÍNDIA E O TIBETE

VIAGEM AOS HIMALAIAS C/ GESHE TENZIN DAMCHOE - 8 a 23 junho 2024

“A menos que a mente seja domada a partir de dentro, os inimigos exteriores serão intermináveis. Se domarmos a mente a partir de dentro, todos os inimigos serão pacificados.” ~Jamgon Kongtrul Lodro Thaye 

Esta é uma jornada pelos misteriosos Himalaias, que começa em Shimla, desvenda alguns dos intocados Mosteiros Budistas que se escondem nas remotas aldeias do Vale Spiti – considerada a terra do meio entre a Índia e o Tibete – e termina em Dharamshala, onde está exilado S. S. o 14º Dalai Lama.

Durante esta viagem, para além dos ensinamentos que vão surgindo naturalmente do contacto próximo com as culturas Indiana e Tibetana, vamos ter a companhia de Geshe Tenzin Damchoe. Geshe La é coordenador e professor no Sarah College for Higher Tibetan Studies, em Dharamsala, fundado por S.S. o 14º Dalai Lama em 1973. É uma oportunidade única de recebermos preciosos ensinamentos nestes locais com este professor.

Esta é uma peregrinação onde vamos descobrir algumas das relíquias do Budismo Tibetano, que se escondem nas majestosas montanhas dos Himalaias, desfrutar de ensinamentos diários, conhecer outros praticantes, desde monges a leigos das aldeias locais, dedicar-nos à prática da meditação, ter tempo para interiorizar todas estas vivências.

Trata-se de uma viagem em grupo à Índia, sim, mas trata-se essencialmente de uma viagem interior individual. Este é um programa destinado a quem está disponível para uma viagem que não é uma proposta meramente cultural ou turística, mas é um programa que inclui também momentos de reflexão, estudo e prática.

PROGRAMA: VIAGEM AOS HIMALAIAS

  • Datas: 8 a 23 Junho 2024
  • Convidado especial: Geshe Tenzin Damchoe
  • Locais a visitar: Shimla, Vale Spiti, Dharamsala e Delhi
  • Alojamento: Hotéis e Guest Houses (11 noites), Homestays (2 noites), tendas (1 noite) e Night Bus (1 noite)
  • Refeições: Vegetarianas
  • Incluído na viagem aos Himalaias: Alojamento 15 noites + 3 refeições vegetarianas diárias + Transportes terrestres e aéreos locais + Permissão para viajar em território protegido (ILP) + Atividades do programa + Donativos para Templos e Mosteiros + Sessões de meditação e estudo + Guia local e motoristas privados nos Himalaias + Acompanhamento por 2 viajantes experientes + Seguro de Assistência em Viagem c/ cobertura Cancelamento
  • Não Incluído: Voos Internacionais para Delhi (apoiamos na escolha dos voos) + e-Visa / Visto (10 USD à data de hoje) + Refeições nos aeroportos + Despesas de carácter pessoal
  • Investimento: 2.590€ (pagamento em parcelas)
 

Se não quiser gastar mais do que o investimento feito neste programa durante a viagem aos Himalaias, não terá necessidade de o fazer

Um mergulho profundo numa Índia Budista que tantas vezes se assemelha ao Tibete. Aqui, na viagem aos Himalaias, vamos vivenciar:

  • Os dias em viagem por intermináveis estradas que serpenteiam montanhas rochosas, quase desertas
  • A imensidão dos Himalaias, que nos faz pôr em causa a nossa real dimensão e importância
  • As remotas aldeias do Vale Spiti que parecem intocadas pelo passar do tempo
  • As picantes refeições tradicionais Tibetanas e Indianas, que aquecem e confortam
  • O convívio com as comunidades locais de costumes singulares
  • A descoberta de alguns dos mais antigos e intocados Mosteiros Budistas Tibetanos
  • As Bandeirinhas que espalham orações ao vento para benefício de todos os Seres
  • Os preciosos ensinamentos diários – formais e informais -, que vamos recebendo e interiorizando
  • Um dia passado num mosteiro de monjas Budistas tibetanas
  • Alguns dias sem internet e sem rede de telemóvel, completamente desconectados do mundo, mas muito mais profundamente conectados connosco mesmos
  • A visita ao Templo onde S. S. o 14th Dalai Lama vive em exílio
  • As centenas de livrarias e lojas em McLeod Ganj completamente dedicadas ao comércio de artigos espirituais
  • Um regresso a casa com a motivação renovada para prosseguirmos no caminho do Dharma
 

Associação de solidariedade social apoiada nesta viagem aos Himalaias:  Vários mosteiros Budistas

Itinerário

Chegada a Nova Delhi, transfer para o Hotel e primeiro contacto com a Índia, início desta viagem aos Himalaias.

Alojamento: Hotel ***

 

Cansados, mas disponíveis para novas experiências e ansiosos por mergulhar nos Himalaias, viajamos para Shimla, uma jornada que ocupa todo o nosso dia. Chegamos à Guest House já de noite, onde vamos ficar instalados nas próximas duas noites. Jantamos e recolhemo-nos cedo.

Alojamento: Hotel ****

Horas em viagem: 01:00 voo doméstico + 04:00 em estrada (estimativa)

O almoço deste dia, no aeroporto doméstico, não está incluído

Visitamos esta cidade tão particular e de casas tão coloridas, que em tempos foi a capital de Verão do governo da Índia britânica, e recuperamos das longas viagens dos dias anteriores. Estamos a 2.000 metros de altitude, num local que se assemelha uma estância de neve europeia, caso não tivesse algumas das particularidades que só se encontram na Índia e que tornam este país único. Subimos e descemos as ruas de Shimla, cruzamo-nos com vários macacos que passeiam por aqui, lado-a-lado com a população local, turistas ocidentais e turistas indianos. Podemos aventurar-nos até ao templo dos macacos.

Recebemos Geshe Tenzin Damchoe, com quem temos a primeira sessão introdutória à viagem. Amanhã começamos a nossa imersão no Vale Spiti.

Alojamento: Hotel ****

Partimos de manhã cedo pelos caminhos sinuosos dos Himalaias, em direção ao Vale Spiti. Os próximos dias são passados na estrada. As paisagens vão-se alterando, conforme mergulhamos no Spiti. Temos a sensação de estar num outro tempo, sem tempo definido, não sabemos muito bem se no passado ou no futuro… Mas tentamos manter-nos no momento presente. Visitamos aldeias, conhecemos famílias com costumes, para nós, singulares. Percebemos como a nossa vida é tão facilitada comparativamente à vida árdua que esta gente tem. Bebemos água fervida ou um chá, que aquece e conforta.

Lamas abrem-nos as portas de Mosteiros Budistas Tibetanos, alguns dos mais antigos do mundo, quase intocados, onde se escondem tantas riquezas: pinturas feitas com tintas naturais cuja cor está desbotada pelo passar dos séculos, estátuas impressionantes de Bodhisattvas, centenas de Tangkas,… Jantamos em casas de famílias e percebemos como a espiritualidade está tão presente na vida quotidiana desta gente. Passamos uma tarde num Mosteiro de Monjas e ficamos a conhecer o seu dia-a-dia. Conversamos com elas, almoçamos no Mosteiro e recebemos ensinamentos.

Deslumbramo-nos com as paisagens, mesmo com as áridas, apaixonamo-nos pelas aldeias por onde passamos e vibramos com pequenos detalhes que nos surpreendem a todo o instante. No carro, nas

muitas horas de viagem diárias que fazemos, refletimos sobre as experiências que temos tido e sobre os desafios que a vida moderna nos oferece, em silêncio.

Usufruímos dos ensinamentos e das sessões de meditação que Geshe Tenzin Damchoe nos faculta, em lugares idílicos, e temos muitas vezes a oportunidade de falar e colocar questões a alguns dos Lamas, Monges e Monjas dos Mosteiros que visitamos. Fazemos um pequeno trekking até um lago, deixando que o sol nos abrace (opcional). Subimos até à aldeia mais alta do mundo com ligação por estrada, de onde enviamos um postal para casa do Posto dos Correios mais alto do mundo.

Deixamos Bandeiras de Oração em alguns dos locais por onde passamos. Bandeiras essas que se juntam às centenas de outras, coloridas, que baloiçam ao vento, espalhando orações. Dormimos algumas noites em aldeias, fazemos as refeições em casas de famílias, aconchegados na cozinha, sentados no chão, junto à salamandra, outras em Guest Houses simples, mas acolhedoras, algumas em restaurantes locais de beira de estrada e passamos, ainda, uma noite numa tenda imersos na natureza.

Alojamento: Guest Houses ***, Home Stays e Tenda

Horas em viagem: entre 02:00 a 10:00 por dia (estimativa)

Este dia começa cedo e é passado completamente em viagem, de regresso a Shimla, apenas de passagem, onde dormimos antes de continuarmos a viagem para McLeod Ganj (Dharamsala).

Alojamento: Hotel ***

Horas em viagem: 09:00 (estimativa)

Chegamos a McLeod Ganj ao final de mais um dia em viagem. Jantamos, deitamo-nos cedo e preparamo-nos para no dia seguinte descobrirmos o local onde vive em exílio S. S. o 14º Dalai Lama.

Alojamento: Hotel ****

Horas em viagem: 10:00 (estimativa)

Visitamos o Templo onde S. S. o 14º Dalai Lama vive em refúgio e fazemos a Kora. Almoçamos numa cantina de apoio aos refugiados Tibetanos e fazemos algumas atividades. Depois, temos algum tempo livre para explorar as ruelas que nos rodeiam, visitamos livrarias completamente dedicadas à espiritualidade e percorremos os milhares de bazares com artigos budistas. Jantamos e recolhemo-nos.

Alojamento: Hotel ****

De manhã, visitamos um Instituto de preservação da cultura e arte tibetana. Vamos poder observar artesãos e aprendizes a pintarem tangkas, a fazerem estátuas, tecelagem, pintura de madeira e outras artes sagradas. Para além disso, podemos explorar um museu dedicado aos trajes e cultura das diferentes regiões do Tibete. Despedimo-nos de Geshe Tenzin Damchoe. A tarde é livre, para exploração pessoal.

Jantamos cedo e começamos a deixar para trás estes dias que vivemos nos Himalaias e a prepararmo-nos para a uma viagem de autocarro, durante a noite, até à caótica Delhi.

Alojamento: Noite passada em autocarro noturno (Semi-sleeper Bus)

Horas em viagem: 10:00 (estimativa)

Chegamos de manhã a Delhi, fazemos o check-in e tomamos o pequeno-almoço. De manhã vamos a Old Delhi, passeamos pelas ruas e vielas estreitas com milhares de bazares, onde vendedores, turistas, indianos, vacas, cães e todo o tipo de transportes imagináveis se cruzam e misturam, ao som ensurdecedor das buzinas. Temos tempo para explorar.

A tarde é livre. Se quisermos, podemos ir ao Templo de Lótus, ao Little Tibet ou explorar a Connaught Place. Despedimo-nos desta agitação, destes sabores e aromas intensos que vão deixar saudades. Constatamos que nos apaixonámos por este país de contrastes e vivemos as últimas emoções fortes.

Alojamento: Hotel ***

O programa termina aqui. Finalizamos esta viagem aos Himalaias com a motivação renovada para continuarmos no caminho do Dharma.

Transfer para o aeroporto incluído

Convidado especial: GESHE TENZIN DAMCHOE

Geshe Tenzin Damchoe é Tibetano e nasceu em Dharamsaala, na Índia.

Estudou Filosofia Budista no Institute of Buddhist Dialetic School, obtendo o prestigioso diploma de Geshe no Mosteiro de Drepung Loseling, no Sul da Índia. Geshe é o equivalente a um Doutoramento.

Lecionou Filosofia Budista e Práticas Budistas no Earlham College e depois na Universidade de Oxford em Inglaterra como Professor convidado. É fluente em Inglês e está habituado a ensinar Ocidentais.

É actualmente coordenador e Professor no Sarah College for Highrer Tibetan Studies em Dharamsala, na Índia, fundado em 1973 por S.S. o 14º Dalai Lama.

POLÍTICA DE ENTRADA ÍNDIA

Para esta viagem aos Himalaias, viajantes de nacionalidade Portuguesa necessitam à data de hoje de:

    • Passaporte: com pelo menos 6 meses de validade + 2 páginas para carimbos em branco
    • Visto: ETA / e-Visa  Turismo 30 dias = 10 USD

Tem dúvidas?

FALE CONNOSCO

E-book gratuito

8 Deliciosas receitas indianas

100% vegan e adaptadas por nós a uma versão mais saudável