VIAGEM SRI LANKA

Impacto Cultural:
7/10
Ritmo da Viagem:
5/10
Nível de conforto:
8/10

MEDITAÇÃO E NATUREZA

VIAGEM AO SRI LANKA - 16 A 28 janeiro 2022

Uma viagem diferente das tours convencionais ao Sri Lanka, onde vamos conhecer este país tão rico, a sua gastronomia e cultura, mas vamos também ter a oportunidade de receber ensinamentos da comunidade monástica Budista da tradição Theravada e de estudar e praticar meditação.

No local onde se encontra um excerto da mais antiga raiz da “Bodhi Tree” – junto à qual se diz que Siddhartha Gautama atingiu a iluminação, na árvore original, na Índia -, vamos fazer oferendas, entoar cânticos e orações, como os locais, e olhar para dentro… Noutros momentos, vamos ter a oportunidade de exteriorizar todo o nosso entusiasmo por estarmos nesta ilha mágica!

Vamos dormir em cabanas ou villas junto à praia – embalados pelos sons da natureza -, visitar plantações de chá, comer “Rice and Curry” – a comida mais apreciada pelos Cingaleses. Vamos ainda fazer caminhadas meditativas na natureza, conhecer templos e cavernas com estátuas sagradas de milhares de anos, atravessar a pé a ponte mais emblemática do Sri Lanka e, no final da viagem, vamos fazer uma importante e purificadora prática Budista: libertar animais

PROGRAMA: SRI LANKA

  • Datas: 16 a 28 jan. 2022
  • Alojamento: Hotéis, Villas e Huts
  • Refeições: Vegetarianas
  • Lugares limitados: 10 a 16 viajantes
  • Tudo incluído no Sri Lanka: Alojamento 12 noites + 3 refeições vegetarianas diárias + Mini-Bus privado durante toda a viagem + Ensinamentos e visita a mosteiros + Sessões de Meditação + Todas as atividades do programa (incluindo fees de entradas) + Acompanhamento por 2 viajantes experientes
  • Não incluído: Voos Internacionais para Colombo (apoiamos na escolha dos voos) + Seguro de Assistência em Viagem + e-Visa (valor indicativo: USD 35) + Despesas de carácter pessoal
  • Investimento: 2.190€ 

Se não quiser gastar mais do que o investimento feito neste programa, durante a estadia no Sri Lanka, não terá necessidade de o fazer.

Durante esta viagem, vamos abraçar a cultura tradicional do Sri Lanka, a sua rica gastronomia e forte espiritualidade, ter a oportunidade de visitar alguns dos locais mais emblemáticos do antigo Ceilão, de receber preciosos ensinamentos, relaxar na praia ou na piscina, ler um dos livros que comprámos na livraria de uma das maiores editoras mundiais Budistas e conviver com este povo tão genuíno e sorridente, que nos aborda espontaneamente com um olhar sincero.

Uma viagem onde vamos:

  • Receber ensinamentos Budistas, dados por monges da tradição Theravada;
  • Oferecer e servir comida aos monges que nesta tradição são mendicantes;
  • Participar nas oferendas junto à mais antiga raiz da árvore onde Buddha atingiu a iluminação;
  • Fazer uma caminhada meditativa, até ao cume de um pico sagrado;
  • Beber uma chávena de chá, depois de uma visita às plantações;
  • Visitar algumas das maiores cavernas Budistas do Sri Lanka (com cerca de 2.300 anos!);
  • Desfrutar de uma praia tranquila, de mar morno, onde ficaremos alojados em charmosas Villas ou Cabanas;
  • Descobrir templos quase desconhecidos pelos turistas;
  • Libertar animais, uma importante e purificadora prática Budista.

Associação apoiada neste programa: Mosteiros Budistas que visitamos durante a viagem.

Itinerário

Chegada a Colombo e primeiro contacto com o Sri Lanka. Transfer para Negombo, onde vamos ficar alojados. Temos o primeiro contacto com esta gente de sorriso tão fácil e com a gastronomia local.

Alojamento: Hotel *** | Horas em viagem: 00:45 (estimativa)

Depois do pequeno-almoço, partimos para Ella. Almoçamos pelo caminho e visitamos um complexo Budista, com sete estátuas da tradição Mayahana, onde fazemos uma sessão de meditação.

É um dia longo, em viagem, chegamos ao alojamento onde vamos ficar ao final do dia, para o jantar.

Alojamento: Hotel *** | Horas em viagem: 07:30 (estimativa)

Dirigimo-nos de manhã bem cedo a um mosteiro Budista da tradição Theravada, rodeado pela natureza, no cimo de uma colina. Passamos aqui todo o dia, a receber ensinamentos, a praticar meditação, recitar orações e outras práticas.

Servimos o almoço aos monges, que nesta tradição são mendicantes. Depois dos monges se alimentarem e após as suas orações, comemos nós.

Alojamento: Hotel **** com piscina | Horas em viagem: 01:30 (estimativa)

Fazemos uma caminhada até ao topo de uma colina sagrada, onde tanto Hindus como Budistas fazem peregrinações.

Depois de uma pequena meditação, começamos a descida por pequenos caminhos junto às plantações de chá, até uma das pontes mais emblemáticas do Sri Lanka.

Caminhamos pelos carris, atentos à passagem do comboio, como tantos outros locais e turistas o fazem.

Se for possível, dirigimo-nos para casa de uma família onde vamos almoçar. Ajudamos a preparar a refeição que é confecionada segundo os métodos tradicionais e passamos algum tempo. Se não, almoçamos na turística villa de Ella, que podemos depois explorar e fazer algumas compras.

Alojamento: Hotel **** com piscina

Horas em viagem: 02:00 (estimativa) | Caminhada (Litle Adam’s Peak): Esforço médio

Embarcamos num pitoresco comboio para uma das mais bonitas viagens do mundo. Deslocamo-nos calmamente, com destino a Nuwara Eliya. O comboio segue por entre plantações de chá e colinas repletas de vegetação tropical. Quem percorre a pé os carris, acena-nos, de sorriso aberto. Muitos são adultos, mas têm a simplicidade das crianças. Nós devolvemos-lhes os acenos e os sorrisos e voltamos a constatar, mais uma vez, como este povo é tão genuíno e alegre.

Chegamos a Nuwara Eliya, conhecida por “Little England”, a tempo do almoço e de visitarmos uma plantação e fábrica de chá. A seguir, partimos em direcção a Kandy, onde chegamos ao final do dia, para jantar.

Alojamento: Hotel *** | Horas em viagem: 07:00 (estimativa)

Depois de um dia cheio, a manhã de hoje é livre. Mas antes disso, visitamos a livraria de uma das maiores editoras Budistas do mundo. Aqui, perdemo-nos pelos corredores repletos de importante literatura, a preços muito acessíveis.

Aproveitamos para passear pelas fervilhantes ruas de Kandy. Podemos visitar o Templo da Relíquia do Dente Sagrado ou ir de TukTuk até à gigante estátua de Buda que se avista da cidade. Almoçamos e à tarde viajamos até à zona de Dambulla, onde chegamos ao final do dia.

Alojamento: Villa **** com piscina | Horas em viagem: 03:00 (estimativa)

Ao amanhecer, visitamos a “Bodhi Tree” – proveniente da mais antiga raiz da árvore onde se diz que Buda atingiu a iluminação, na Índia. Participamos nas oferendas e rituais. Depois, vamos até um Mosteiro Budista, desconhecido pelos turistas, onde participamos, uma vez mais, na Alms Giving, a cerimónia de oferta de comida aos monges, e recebemos ensinamentos.

A tarde é livre, podemos aproveitar para ler um dos livros que compramos em Kandy, junto à piscina da Villa onde estamos alojados.

Ao final do dia, temos uma sessão de meditação.

Alojamento: Villa **** com piscina | Horas em viagem: 03:00 (estimativa)

Fazemos mais uma caminhada com destino ao maior complexo de cavernas Budistas do Sri Lanka, com cerca de 2.300 anos. Subimos, visitamos cada uma das grutas, acompanhados por um guia local que nos dá explicações sobre o sítio onde estamos, e descemos até um templo dourado com uma estátua de Buda gigante.

À tarde visitamos a cidade antiga de Sigiriya, que fica no topo de um imponente rochedo de granito.

Alojamento: Villa **** com piscina | Horas em viagem: 01:00 (estimativa) | Caminhadas Esforço baixo a médio

Depois de uma manhã passada em viagem – pelo meio, se tivermos oportunidade paramos para visitar uma escola primária -, chegamos à tão ansiada praia. Almoçamos já com os pés na areia.

Vamos ficar a dormir ou em cabanas ou em villas, com duche ao ar livre. Estes dias são passados entre a praia e a piscina, só a usufruir da natureza, do sol e do mar. Há burros que passeiam, livres, e um sem número de outros animais selvagens, que vivem em harmonia com a natureza.

Fazemos caminhadas na areia, temos algumas sessões de meditação, aproveitamos para ler e refletir, experimentamos fazer Stand Up Paddle ou Kayak na lagoa, podemos ir ver golfinhos ao amanhecer e, se formos aventureiros, fazemos algumas das atividades radicais disponíveis. Temos ainda a oportunidade de, se quisermos, fazer Karma Yoga, ajudando na limpeza da praia (e também na limpeza da nossa mente).

 Alojamento: Hut ou Villa**** na praia com piscina | Horas em viagem: 04:00 (estimativa)

Aproveitamos a manhã para os últimos mergulhos e, a seguir ao almoço, despedimo-nos deste maravilhoso paraíso onde passámos os últimos dias.

Dirigimo-nos a Negombo, onde chegamos ao final do dia, a tempo do jantar.

Alojamento: Hotel *** | Horas em viagem: 03:30 (estimativa)

 

 

Saímos ao amanhecer em direção ao Mercado de Peixe local, para adquirirmos caranguejos vivos. Vamos libertá-los numa lagoa, a bordo de um barco tradicional. Esta prática Budista de libertação de animais é considerada muito importante e auspiciosa. A seguir, temos os últimos ensinamentos num Mosteiro e voltamos a participar na cerimónia Alms Giving.

Jantamos, pela última vez juntos, celebramos todas as experiências que tivemos começamos a despedirmo-nos do “Rice & Curry”, o prato tradicional do Sri Lanka que nos acompanhou durante esta viagem, nas suas diferentes variantes (sempre vegetariano, claro).

Alojamento: Hotel *** | Horas em viagem: 02:00 (estimativa)

Hoje o dia é livre, podemos fazer as últimas compras em Negombo, ir à praia, beber uma água de coco numa barraquinha de rua,… Preparamos tudo para regressar a casa, inspirados pelas experiências dos últimos dias e pelo contacto com este povo tão afável e de sorriso aberto.

Almoçamos todos juntos e despedimo-nos desta viagem de onde levamos tantos ensinamentos práticos que vamos poder, com motivação e determinação, aplicar no nosso dia-a-dia.

Horas em viagem: 00:30 (estimativa)

POLÍTICA DE ENTRADA NO SRI LANKA covid-19

Viajantes portugueses com vacinação COVID-19 completa necessitam de:

  • Passaporte: com no pelo menos 6 meses de validade e 2 páginas para carimbos em branco;
  • Visto: ETA / e-Visa de Turismo (USD 35 – 30 dias);
  • Vacinação COVID-19: deve apresentar o certificado de vacinação original em inglês;
  • Teste COVID-19 negativo: à chegada deve ser portador de um teste PCR em inglês feito no máximo 72 horas antes do embarque;
  • Seguro de Viagem: Seguro local de Assistência em Viagem COVID-19 (valor indicativo: USD 12) e/ou Seguro de Assistência em Viagem (recomendamos o Plano Mochileiro da IATI Seguros ou um seguro equivalente);
  • Formulário de Saúde: deve preencher o Health Declaration Form;
  • Documentação: enviada por nós.

Damos apoio para que tenha toda a documentação necessária em ordem.

Viajantes não vacinados ou com vacinação incompleta e/ou de outras nacionalidades:  consulte-nos para mais informações.

Notas

  1. Este programa está sujeito a alterações, dependendo de condicionantes relacionadas com factos alheios à organização, não perdendo no entanto nunca a sua essência.
  2. Devido à pandemia COVID-19, certas actividades (como a viagem de comboio, a visita a alguns mosteiros e a libertação de animais) poderão ficar condicionadas, quando for esse o caso, serão substituídas por outras actividades / mosteiros.
  3. Esta viagem será acompanhada por Diana Chiu Baptista e Igor Chiu Soares. Caso por motivos de força maior não possam acompanhar o grupo, serão substituídos por outros líderes de viagem, com características e valores equivalentes, que cumprirão as funções previstas, mantendo-se o programa de viagem.
  4. Todas as atividades mencionadas estão incluídas no programa, assim como os transportes para as mesmas.
  5. As roupas utilizadas, em todos os locais onde vamos estar, assim como a conduta de cada viajante, devem respeitar os costumes e a cultura local.
  6. Somos uma empresa comprometida com uma politica de Turismo Sustentável, assim pedimos que seja um viajante consciente, que leia as nossas recomendações (aqui) e que siga as sugestões relacionadas com sustentabilidade que serão dadas antes e durante esta viagem.
  7. As viagens que organizamos são exclusivamente vegetarianas. Quando as refeições são feitas em sistema buffet, por vezes existem opções não vegetarianas que não são para o nosso grupo. Quando isso acontecer, pedimos que respeite o cariz vegetariano da viagem e que opte apenas por alimentos que não incluam nem carne, nem peixe.

Tem dúvidas?

FALE CONNOSCO