Todos os viajantes – especialmente os frequentes – sabem como os custos das taxas de levantamento e outros pagamentos fora da zona Euro podem ser enormes, podendo cegar a dezenas ou até centenas de euros perdidos ao fim de poucas semanas em viagem. Isto porque os bancos convencionais aplicam taxas e comissões muito altas. Mas existem alternativa: os bancos digitais, como o REVOLUT.
Há uns anos fiz uma viagem para um país da Ásia com uma amiga e fizemos a comparação: ela fez todos os pagamentos e levantamentos com um cartão de débito de um banco convencional e eu usei sempre o REVOLUT. No final da viagem constatamos que a diferença de um banco convencional para o REVOLUT foi enorme!
Por outro lado, também já me aconteceu tentar fazer um levantamento na Índia, com um cartão da Caixa Geral de Depósitos e bloquearem o cartão por suspeita de fraude. Fiquei 3 semanas na Índia sem conseguir levantar dinheiro nem fazer pagamentos. Segundo a CGD, só seria possível desbloquear o cartão presencialmente… Por sorte não estava sozinha. Isso não acontece com o REVOLUT: o próprio utilizador pode desbloquear directamente o cartão na APP.
Desde o inicio da Macro Viagens (em 2017) que passámos a usar sempre o REVOLUT, quer durante as viagens que fazemos com os grupos, quer quando viajamos só os dois. Actualmente temos duas contas: uma conta Standard – gratuita – e uma conta Metal – paga.
Para um viajante “normal”, o plano Standard é mais do que suficiente. Para nós, que viajamos tanto e com tantos pagamentos envolvidos, o REVOLUT plano Metal por 135€/ano e tem sido uma grande mais valia, especialmente por dois motivos: 1) ganhamos até 0,1% de reembolso na Europa e 1% fora da Europa em todos os pagamentos que fazemos com o cartão; 2) podemos levantar três vezes mais no estrangeiro sem taxas do que no plano gratuito.
É que fica mesmo muito mais económico fazer levantamentos e pagamentos com o REVOLUT fora da zona Euro, independentemente do plano. Poupa-se muito em taxas bancárias e em taxas de conversão. E, para além disso, o REVOLUT tem inúmeras outras vantagens, que explico mais à frente.
Mas vamos ao início… afinal o que é o REVOLUT?
O REVOLUT é uma alternativa bancária digital. Funciona através de uma APP (que é descarregada para o nosso SmartPhone) e tem cartão bancário físico associado. Esse cartão é tal e qual como os dos bancos convencionais, é um cartão de débito da rede MasterCard.
A conta abre-se em em apenas alguns minutos, sem ser preciso ir a um balcão ou preencher imensas papeladas. Trata-se de tudo rapidamente, online, através do telemóvel.
Para carregar o REVOLUT, basta adicionar um cartão de crédito ou de débito à aplicação e transferir o valor que quisermos, quantas vezes quisermos. Ou então, pode-se carregar o REVOLUT através de transferência bancária para o IBAN que está indicado na APP. Nesta última opção, o valor transferido demora 2 ou 3 dias úteis a ficar disponível, mas tem a vantagem da transferência ser gratuita.
Depois, é só usar o REVOLUT para:
- Fazer pagamentos de compras e serviços online em líbras, dólares, etc;
- Pagar serviços como o Uber, por exemplo, através das APP’s;
- Transferir dinheiro gratuitamente entre utilizadores REVOLUT;
- Fazer pagamentos em lojas físicas com o cartão;
- Fazer levantar a moeda local em ATM’s com o cartão.
O cartão REVOLUT é aceite em todo o mundo, tal como uma conta e um cartão bancário de débito de um banco tradicional.
Em caso de perda ou roubo do cartão, podem pedir uma segunda via para a morada onde se encontram (chega num prazo de 10 dias).
Numa situação de emergência, podem pedir a algum amigo ou familiar que tenha REVOLUT que transfira dinheiro instantaneamente para a vossa conta.
11 vantagens do REVOLUT (Plano Standard):
- A conta Standard é gratuita, não tem anuidade nem custos de manutenção;
- Não são cobradas taxas por levantamentos nos ATM até €200 por mês (cima deste limite, paga-se uma comissão de 2%, ainda assim muito menor do que a praticada pelos bancos convencionais);
- Estão disponíveis mais de 150 moedas com uma taxa de câmbio aproximada à real, o que não acontece com a maioria dos bancos traduicionais;
- É possível efectuar transferências em 30 moedas sem comissões ocultas, nem taxas absurdas;
- Dá para controlar as despesas e todos os movimentos em tempo real através da APP;
- Essa mesma APP oferece mais segurança: em caso de perda / roubo / extravio, pode bloquear o cartão imediatamente e o cartão só funciona se o ATM onde o utilizador estiver a tentar levantar dinheiro corresponder à localização do seu telemóvel (geolocalização):
- Quando o sistema detecta movimentos considerados suspeitos, a APP bloqueia o cartão e faz-lhe a pergunta se fez esse movimento, para poder desbloquear o cartão;
- É possível gerar cartões virtuais para compras online, assim não há risco dos dados do cartão serem usados de forma fraudulenta;
- Consegue-se definir um plafond máximo de gastos mensais;
- É possível configurar pagamentos recorrentes periódicos (ex. pagar a renda de casa);
- Dá para fazer uma poupança com os ‘trocos’ : pode-se optar por arredondar todos os pagamentos que se faz para o valor inteiro mais próximo (ex. em vez de 9,50€ passa a ser debitado 10€) e esses trocos ficam guardados num cofre virtual que pode ser usado em qualquer altura.
Para quem se estiver a questionar onde vai parar o dinheiro que está no REVOLUT, se é seguro: segundo a empresa, que só em Portugal tem mais de 300 mil utilizadores, os fundos de todos os clientes estão guardados em contas separadas de um grande banco global. Na sua essência, isto significa que o REVOLUT nunca empresta nem investe o dinheiro dos clientes (e o banco parceiro também não o faz).
Como conseguir o cartão REVOLUT gratuitamente?
O Plano Standard é gratuito, mas tem o custo do envio do cartão (5,99€). No entanto, se usar este link, poupa esses 5,99€ e nós recebemos uma pequena comissão pela divulgação.
Atenção porque este link só funciona para novas adesões. O número de telemóvel não pode nunca ter sido associado ao REVOLUT e nunca pode ter sido feito o download da APP, para conseguirem o cartão sem os custos de envio.
Para pedirem o cartão gratuitamente, só têm de seguir estes 5 passos:
- Clicar aqui e registar o número de telemóvel;
- Clicar no link do SMS que é enviado e instalar a aplicação;
- Inserir os dados pessoais na aplicação e comprovar a identidade;
- Carregar o REVOLUT com 10€ (é o valor mínimo, mas fica disponível em saldo);
- Encomendar o cartão STANDARD com entrega NORMAL (os cartões são entregues normalmente entre 5 a 10 dias úteis – por vezes menos).
Importante: o PIN que no processo de encomenda definiram para o cartão, não é o pin mesmo da APP. De qualquer forma, caso se esqueçam do pin do cartão, podem visualizá-lo na APP (em “Cards” / “View Pin”).
E depois, como activar o cartão?
Quando receberem o cartão REVOLUT, que será enviado pelo correio para a morada que indicaram, ele já estará associado à vossa APP.
Para o activarem, devem fazer obrigatoriamente uma compra numa loja física que tenha terminal de pagamento MasterCard (exemplo: hipermercado, restaurante, hotel, etc.), pagando com o cartão. Não serve um levantamento num ATM, para esta primeira operação tem mesmo de ser uma compra uma loja física.
Quando fizerem essa compra, devem estar com o telemóvel ligado aos vossos dados móveis ou wi-fi ou – se não tiverem acesso à internet – desactivar a geolocalização na APP antecipadamente. O melhor é fazerem este passo em Portugal, antes de viajarem, para terem a certeza que o cartão fica activo.
Assim, estarão a confirmar com a REVOLUT que receberam o vosso cartão, e todas as funcionalidades serão imediatamente activadas.
Se tiverem alguma questão, deixem-na na caixa de comentários. E se já usam o REVOLUT, partilhem as vossas experiências. Se não usam e estão interessados, utilizem este link.