Estamos todos expectantes: quando é que se vai poder voltar a viajar (e em segurança, claro)?
Para já, como todos sabemos, estão desaconselhadas viagens não essenciais, as fronteiras estão fechadas, os empreendimentos turísticos também e os transportes aéreos estão limitados. A UE convidou os estados membros a prolongarem até 15 de Junho a interdição de entradas não indispensáveis em território Europeu. E Portugal prolongou até essa data a interdição de voos de e para fora da UE. Controlar a pandemia e a propagação do COVID-19 passa especialmente por evitar contactos sociais e deslocações.
A curto prazo prevê-se que o turismo em Portugal comece lentamente a abrir e que possamos voltar a viajar. As viagens entre países na Europa, também poderão ser retomadas a médio prazo. Mas… e para fora da Europa?

Ainda vamos voltar a viajar este ano para fora da Europa?
Continuamos a monitorizar os desenvolvimentos em Portugal, na Europa e nos diferentes países para onde temos viagens, através das autoridades oficiais, das empresas ligadas ao sector do Turismo e também através dos nossos contactos locais. Esperamos ainda voltar a viajar este ano, mas não há certezas.
As companhias aéreas têm dado bons indícios de que a actividade poderá ser restabelecida a partir de Junho / Julho e algumas autoridades do Turismo também.
- A KLM iniciou na segunda-feira o restabelecimento gradual da sua rede europeia e propondo-se retomar, este mês, 15% dos voos.
- A Iberia e a British Airways indicaram que em Julho a quantidade dos voos que operam já será substancial.
- A Qatar espera restabelecer voos para 80 destinos (incluindo Mumbai) em Junho.
- A Emirates espera retomar os seus voos regulares em Julho.
Plano de Contingência para viagens em grupo
A pensar na abertura das actividades turísticas, o Turismo de Portugal lançou o selo “Clean&Safe” e pediu às agências de viagens e unidades de alojamento que assumissem o compromisso de implementar as medidas preconizadas pela DGS, que criassem normas de prevenção e controlo e desenvolvessem um Plano de Contingência COVID-19. Foi o que fizemos.

Lançamos hoje no site da Macro Viagens o separador COVI-19, com resposta às questões mais frequentes, para quando for possível voltar a viajar:
- Em que circunstâncias não deve viajar;
- Como pode proteger-se durante as viagens em grupo;
- O que pode acontecer em situações de risco;
- O que acontece caso esteja inscrito numa viagem que tenha de ser cancelada.
Nesse separador, encontram informações sobre a situação actual e também medidas que todos os viajantes devem implementar (a partir do momento em se possa voltar a viajar em segurança).
Partilhamos também o nosso Plano de Contingência, para que toda a informação seja clara e transparente para todos.
Se tiverem sugestões de outras medidas que possamos implementar para oferecer maior segurança a quem viaja connosco e a quem acompanha as viagens (líderes e convidados), deixem-nas aqui em baixo, nos comentários.
Desejamos viajar em breve (já temos tantas saudades de viajar com grupos), mas queremos fazê-lo em segurança -para nós, para os viajantes e para todos, incluindo as populações locais.