Índia Sul – Viagem de grupo – Janeiro 2019 – Macro Viagens
fade
3985
page-template-default,page,page-id-3985,mkd-core-1.1.1,voyage-ver-1.4,mkdf-smooth-scroll,mkdf-smooth-page-transitions,mkdf-ajax,mkdf-blog-installed,mkdf-header-standard,mkdf-no-behavior,mkdf-default-mobile-header,mkdf-sticky-up-mobile-header,mkdf-dropdown-default,mkdf-header-style-on-scroll,mkdf-full-width-wide-menu,mkdf-medium-title-text,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive
 

ÍNDIA SUL

Um programa de viagem por Mumbai e Kerala, planeado para que tenha uma real experiência da Índia Sul, mas para que possa também desfrutar de muitos momentos idílicos, sem pressas.

Vamos contactar com as populações locais, com diferentes religiões, saborear comida tradicional e vamos dormir uma noite a bordo de um comboio indiano. Mas vamos também passar alguns dias numa praia paradisíaca – como já existem poucas tão serenas e limpas na Índia -, vamos apreciar a tranquilidade das Backwaters de Kollam e ter tempo para desfrutar e praticar Yoga e Meditação. Para além disso, temos a possibilidade de abraçar e conhecer uma verdadeira guru Indiana e participar nos rituais de um Ashram.

PROGRAMA DE VIAGEM

  • Datas: 22 Jan. a 3 Fev. 2019
  • Alojamento: Hotéis (3 noites), Villa (2 noites), Beach Hut (3 noites), Ashram (3 noites) e Comboio (1 noite)
  • Refeições: Vegetarianas
  • Lugares limitados: 14 pessoas
  • Tudo incluído: Voos internacionais + Seguro de Viagem World Nomads Standard + Alojamento 12 noites + 3 refeições vegetarianas diárias + 2 voos internos + Transportes locais + Rotina diária do Ashram + Actividades do programa + Sessões de Yoga e Meditação + Acompanhamento por 2 viajantes experientes
  • Investimento: 2.090€

Esta é uma viagem onde vai conhecer e desfrutar da cultura e da espiritualidade de Kerala, mas não é um programa de cidade em cidade, na ânsia de conhecer o máximo possível. É uma viagem para um pequeno grupo, com muitos momentos tranquilos para simplesmente estar, usufruir, relaxar e partilhar. Uma viagem com momentos livres e tempo suficiente para sentir cada local e vivenciar cada instante, cheiro e sabor.

Uma viagem com aquilo que mais gosto em Mumbai e Kerala:

  • As gentes de sorriso aberto e de olhar genuíno;
  • A beleza exótica das backwatters;
  • Os deliciosos Thalis vegetarianos que se comem à colher ou à mão;
  • A rotina diária de um Ashram (e o aconchegante abraço da Amma);
  • Uma jornada de comboio como num filme de Bollywood;
  • A prática de Yoga numa serena praia tropical de areia branca;
  • Os mergulhos infinitos no Mar Arábico;
  • O som de uma oração ao acordar, vindo de uma mesquita junto à praia;
  • Os coloridos saris tradicionais feitos à medida.
INSCRIÇÕES

ITINERÁRIO

Dia 1: Mumbai

Chegada de madrugada a Mumbai e primeiro contacto com a Índia. Mumbai é uma cidade cosmopolita de contrastes, bem diferente do resto das localidades onde vamos estar nos próximos dias. A primeira noite é passada num hotel, junto ao aeroporto, pois no dia a seguir a viagem continua, rumo ao estado de Kerala.

.

Dia 2 e 3: Kollam

Acordamos com os sons da natureza e preparamo-nos para uma viagem de Auto Rickshaw até uma pequena ilha. No caminho, paramos para visitar um pequeno templo Hindu, onde os locais fazem as suas orações. De seguida, fazemos um passeio de canoa pelas Backwatters, ficamos a conhecer várias plantas, frutas e especiarias e temos contacto com a vida simples, tranquila e rural que se vive por aqui e que é tão diferente da dos locais onde estivemos antes. Almoçamos em casa de uma família típica, sentados no chão, comemos com as mãos alimentos feitos com amor e servidos numa folha de bananeira. Regressamos depois de almoço às Villas.

À tarde podemos visitar a cidade de forma independente e aproveitar para fazer algumas compras. Ou, então, podemos ficar a relaxar nas redes de descanso junto ao lago, enquanto aproveitamos para ler um livro.

Jantamos ao ar livre e conversamos alegremente sobre todas as experiências que tivemos durante o dia.

Dia 4: Kollam - Amma Ashram

Partimos de House Boat de manhã em direcção ao Ashram da Amma – uma guru iluminada indiana que faz um trabalho social incrível, reconhecido mundialmente. Almoçamos durante a viagem de barco. À chegada, surpreendemo-nos com os altos edifícios deste espaço, rodeados por palmeiras de perder de vista, entre os canais e o mar. Depois do check in, fazemos uma visita ao Ashram, ficamos a conhecer o programa diário e as actividades disponíveis (Yoga, Consulta de Astrologia, Consulta Ayurvédica,…). Jantamos e recolhemo-nos para descansar.

Dias 5, 6 e 7: Amma Ashram

Começamos o dia bem cedo com uma Puja, depois assistimos aos cânticos devocionais. Tomamos o pequeno-almoço no Hall do Ashram, com centenas de residentes de todas as partes do mundo e muitos visitantes Indianos. Participamos no Curso IAM, onde aprendemos importantes técnicas de meditação, almoçamos, fazemos seva (serviço abnegado), exploramos o Ashram, as redondezas, fazemos algumas actividades facultativas,…. Temos tempo livre para, em pequenos grupos ou de forma individual, usufruirmos do que o Ashram nos oferece. Ao final do dia encontramo-nos todos para uma sessão de meditação, seguida de Bhajans. Depois do jantar, o dia termina.

No final do último dia, partimos para uma viagem de comboio em direcção a Kannur e pernoitamos na cabine do comboio. Viajar de comboio na Índia é uma experiência incrível. Embora difícil, é uma oportunidade para sair da zona de conforto, e vai certamente ficar como uma das recordações mais fortes desta viagem, a par com o Ashram.

No final do último dia, partimos para uma viagem de comboio em direcção a Kannur e pernoitamos na cabine do comboio. Viajar de comboio na Índia é uma experiência incrível. Embora difícil, é uma oportunidade para sair da zona de conforto, e vai certamente ficar como uma das recordações mais fortes.

Dia 8: Kannur

Chegamos de manhã muito cedo a Kannur, depois de uma viagem de comboio um pouco cansativa, mas recuperamos imediatamente quando reparamos que vamos ficar alguns dias num alojamento em cima de uma praia tropical. Tomamos o pequeno-almoço à beira-mar e passamos o resto da manhã a relaxar e a usufruir deste pequeno paraíso. O almoço é na praia e à tarde continuamos a desfrutar do mar e do sol. O jantar é à luz das velas, junto ao mar.

Dia 9 e 10: Kannur

Começamos o dia com uma aula de Yoga e, a seguir ao pequeno-almoço, temos tempo livre para meditar, conversar, apanhar sol, nadar, ler um livro e explorar as vilas próximas. Há tempo livre para, de forma independente, sair de Auto-Rickshaw e ir a uma loja local mandar fazer um Sari à medida ou comprar e aprender a usar um Dhoti (a roupa masculina mais emblemática, típica do Sul da Índia). Roupas essas que poderão ser úteis para o casamento Hindu a que vamos ter o privilégio de assistir. O som das orações na mesquita diz-nos que o tempo vai passando, mas estes dias são de completo relaxamento.

Dia 11 e 12: Mumbai

Partimos de manhã muito cedo viajamos até ao aeroporto, para um voo interno com destino a Mumbai. Chegamos à hora do almoço e fazemos uma refeição rápida. A seguir temos uma viagem para a zona de Colaba. Chegamos ao final da tarde, ainda a tempo de um pequeno passeio onde descobrimos alguns dos pontos de interesse histórico, como “As portas da Índia”. Jantamos na cantina do alojamento onde estamos alojados.

No dia seguinte, fazemos uma tour por Mumbai, com o apoio de uma empresa social apoia as comunidades locais, e descobrimos a cidade para além das atrações turísticas. Fluímos ao ritmo do frenesim de Mumbai e almoçamos em casa de uma família local, numa favela. A tarde é livre e aproveitamos para fazer as últimas compras nos mercados de rua. Decidimos se queremos ir ao Cinema Regal ver um filme de Bollywood ou continuar a passear pelas ruas de Colaba. Voltamos a meio da tarde para o alojamento onde estamos hospedados e descansamos um pouco. Jantamos cedo, na cantina. A seguir, é altura de preparar tudo para apanharmos um transfer para o aeroporto. Partimos já com saudades, com o coração repleto de memórias, cheiros e sabores deste país que é mágico, embora por vezes seja difícil, mas que nunca deixa ninguém indiferente.

Notas:
1) Este programa está dependente das condicionantes típicas da Índia e de outras circunstâncias não controladas por nós. Embora não perca nunca a sua essência, poderá, no entanto, sofrer ligeiras alterações. 2) A organização não acompanha o grupo nos voos internacionais entre Portugal e a Índia, mas estará no primeiro dia à espera do grupo no aeroporto internacional de Mumbai. No último dia, a organização despede-se do grupo no Aeroporto Internacional de Mumbai. 4) Todas as atividades mencionadas estão incluídas no programa e não têm qualquer custo extra associado. O casamento não é garantido, caso se proporcione, teremos a oportunidade de assistir a um casamento Hindu (apenas à cerimónia religiosa e almoço). 5) Existem actidades facultativas no Ashram (aulas de Yoga, Consultas de Astrologia, Consultas Ayurveda, etc), não incluídas no programa, mas os preços são acessíveis. 6) As roupas utilizadas, em todos os locais onde vamos estar, assim como a conduta de cada viajante, devem respeitar os costumes e a cultura indiana.