PLANO DE CONTINGÊNCIA

COVID-19: mEDIDAS DE PREVENÇÃO

Vivemos tempos únicos que pedem medidas únicas para prevenção e controle da pandemia COVID-19, para segurança de todos.

Voltaremos a viajar assim que for possível fazê-lo em segurança. E, para isso, definimos procedimentos e medidas de prevenção e controlo, através da criação de um Plano de Contingência claro e transparente que está disponível para consulta online. Assim, poderá analisar e ver esclarecidas todas as suas questões sobre:

  • Em que circunstâncias não deve viajar;
  • Como pode proteger-se durante as viagens em grupo;
  • O que pode acontecer em situações de risco;
  • O que acontece caso esteja inscrito numa viagem que tenha de ser cancelada.

Para além da certificação BIOSPHERE Responsible Tourismem Abril 2020 assumimos o compromisso “Clean & Safe” com o Turismo de Portugal. Estamos comprometidos com uma política de Turismo Responsável, que inclui diferentes áreas, mas também medidas que visam a segurança dos viajantes, colaboradores e fornecedores e normas de contenção da pandemia e de protecção de todos, incluindo das populações. 

Para além disso, asseguramos que os nossos parceiros cumprem os protocolos internos de higienização e segurança definidos pelas autoridades locais de cada país.

Perguntas frequentes - VIAGENS EM GRUPO

COVID-19 é a designação dada pela Organização Mundial da Saúde para identificar a doença provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2. Este novo coronavírus foi identificado pela primeira vez em dezembro de 2019 na China, na cidade de Wuhan. Os casos iniciais da doença COVID-19 foram associados a um mercado em Wuhan (Wuhan’s Huanan Seafood Wholesale Market). O mercado foi encerrado a 1 de janeiro de 2020, mas a doença foi progredindo desencadeando uma epidemia mundial ou pandemia.

COVID-19 transmite-se pessoa-a-pessoa por contacto próximo com pessoas infetadas pelo SARS-CoV-2 (transmissão direta), ou através do contacto com superfícies e objetos contaminados (transmissão indireta).

A transmissão por contacto próximo ocorre principalmente através de gotículas que contêm partículas virais que são libertadas pelo nariz ou boca de pessoas infetadas, quando tossem ou espirram, e que podem atingir diretamente a boca, nariz e olhos de quem estiver próximo.

As gotículas podem depositar-se nos objetos ou superfícies que rodeiam a pessoa infetada e, desta forma, infetar outras pessoas quando tocam com as mãos nestes objetos ou superfícies, tocando depois nos seus olhos, nariz ou boca.

Existem também evidências sugerindo que a transmissão pode ocorrer de uma pessoa infetada cerca de dois dias antes de manifestar sintomas.

Os sintomas mais frequentes associados à infecção pelo COVID-19 são:

  • Febre (temperatura ≥ 38.0ºC)
  • Tosse
  • Dificuldade respiratória (ex: falta de ar)

Também pode surgir dor de garganta, corrimento nasal, dores de cabeça e/ou musculares e cansaço.

Neste momento são desaconselhadas quaisquer viagens não essenciais por forma a conter a propagação da pandemia. Para além disso, foram suspensos os voos de Portugal para fora da UE e as fronteiras, quer Portuguesa, quer dos países para onde temos viagens, estão fechadas.

Prevê-se que brevemente volte a ser possível viajar dentro de Portugal, com as medidas de prevenção e segurança definidas pelas entidades nacionais e implementadas por cada agência / alojamento / operador.

Para viagens internacionais, poderá demorar alguns meses até que as viagens sejam retomadas com segurança pois estão sujeitas a abertura de fronteiras, à operação das companhias aéreas, à estabilidade social e ao regime de entrada dos diferentes países.

Temos programas internacionais a partir de Outubro 2020. Esperamos que já seja possível viajar nessa altura, mas neste momento não há certezas.

Á data de hoje (6/Maio/2020) Portugal está em Estado de Calamidade, depois do Estado de Emergência ter sido levantado.

Os outros países para onde temos viagens (Índia, Sri Lanka, Nepal e Butão) estão em ‘lockdown‘, com previsão de fim dentro de algumas semanas.

A situação de uma forma global está a evoluir positivamente.

Números à data de hoje (6/05/2020): 

  • Portugal: 25.702 casos / 1.074 mortes
  • Índia: 49.436 casos / 1.695 mortes
  • Sri Lanka: 771 casos / 9 mortes
  • Nepal: 82 casos / 0 mortes
  • Butão: 7 casos / 0 mortes

Caso esteja inscrito numa viagem que tenha e ser cancelada ou adiada por motivos relacionados com o surto COVID-19, poderá optar por transferir a sua inscrição para outro programa com lugares livres ou por um voucher da totalidade do valor pago com validade até 31/Dez/2020. Se não usar esse voucher até à data limite, será reembolsado num prazo de 14 dias. Caso esteja desempregado, poderá requerer o reembolso imediato. Nos Termos e Condições, pode consultar as informações detalhadas.

  • Tenha mais de 65 anos;
  • Tenha alguma doença cardiovascular, respiratória, diabetes, hipertensão, cancro e/ou outras doenças crónicas;
  • Tenha sido submetido a tratamentos evasivos (ex. para Cancro);
  • Esteja grávida.
  • Tenha sido diagnosticado com COVID-19;
  • Tenha sintomas como tosse, cansaço, dificuldade em respirar e/ou febre nos dias / semanas anteriores à viagem;
  • Tenha estado em contacto com alguma pessoa infectada pelo COVID-19 nos 14 dias anteriores à data de partida;
  • Tenha viajado (ou pretenda viajar) para uma área transmissão comunitária ativa nos 14 dias anteriores à data de partida;
  • Tenha estado numa instituição de saúde onde são tratados doentes com COVID-19.

Caso já esteja inscrito e ocorra alguma destas situações, deverá informar imediatamente o responsável da Macro Viagens, cancelando a sua viagem (aplicam-se os Termos e Condições que podem ser consultados aqui).

  • Máscaras de uso social para utilizar no dia-a-dia, durante todo o programa de viagem. As máscaras devem cumprir as recomendações da DGS.
  • Álcool gel tamanho de bolso que tenha pelo menos 70% de álcool para utilizar sempre que não tiver acesso a água e sabão.
  • Lenços de papel.
  • Pequenos sacos plásticos de preferência biodegradáveis como estes;
  • Saco-cama (caso o programa inclua transportes noturnos como autocarro ou comboio, para evitar usar a roupa de cama / manta disponibilizada);
  • Toalhetes de limpeza e desinfeção rápida à base de álcool ou outro desinfectante com ação contra o vírus (ação virucida)
  • Termómetro de medição de temperatura corporal;
  • Saco específico para guardar roupa suja, com sistema de fecho. Este deverá ser guardado na sua bagagem principal;
  • Calçado para usar exclusivamente dentro do quarto, deixando os sapatos do lado de fora do quarto;
  • Opcional:
    • Máscaras cirúrgicas;
    • Luvas descartáveis.

Os líderes de viagem acompanham o grupo levam material e equipamento para uso pessoal e terão disponível 1 kit de proteção individual por viajante com 1 máscara cirúrgica e 1 par de luvas descartáveis, que deve ser solicitado em caso de emergência, se existir suspeita por contaminação e o viajante não tiver esses equipamentos próprios. Para além disso, os líderes de viagem terão 1 KIT primeiros socorros com material suficiente.

Máscaras de uso social:

  • As máscaras sociais devem ser utilizadas sempre que estiver em espaços interiores fechados com múltiplas pessoas (ex. aeroportos, aviões e outros transportes públicos, restaurantes, alojamentos que não sejam de uso exclusivo do grupo, etc.) e espaços exteriores com grande aglomeração de pessoas (ruas, templos, etc.).
  • Deve conhecer e aplicar as recomendações para colocar / retirar a máscara social de forma segura (veja o vídeo explicativo da OMS aqui).

Higienização das mãos:

  • Deve lavar as mãos frequentemente com água e sabão, durante pelo menos 20 segundos ou usar álcool gel, cobrindo todas as superfícies das mãos e esfregando-as até ficarem secas.

Etiqueta respiratória:

  • Sempre que tiver de tossir ou espirrar, deve fazê-lo para o antebraço fletido ou usar um lenço de papel (utilização única), que deve ser imediatamente deitado ao lixo. Quando não existir caixote do lixo nas proximidades (que acontece frequentemente nos países da Ásia para onde fazemos viagens), deve guardar o lenço num pequeno saco completamente fechado dentro da carteira / bolso até que possa o deitar ao lixo.
  • Deve higienizar sempre as mãos após tossir ou espirrar e depois de se assoar;
  • Deve evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos.

Conduta social:

  • Não deve cumprimentar ninguém com apertos de mão e/ou beijos e/ou abraços. Pode fazê-lo como se faz tradicionalmente na Ásia, à distância, com as mãos juntas ao peito em “namastê”;
  • Sempre que possível, deve manter alguma distância social (idealmente 2 metros em ambientes fechados e 1 metro em ambientes abertos);
  • Não deve partilhar auscultadores, telemóveis, computadores portáteis, etc.

Nos transportes:

  • Nos transportes privados terrestres, deve sentar-se sempre no mesmo lugar, deve usar sempre máscara social e cumprir as normas de higienização das mãos e etiqueta respiratória e seguir as regras e protocolos de cada país;
  • Nos transportes públicos terrestres e aéreos, deve usar sempre máscara social e cumprir as normas de higienização das mãos e etiqueta respiratória e seguir as regras e protocolos de cada país;
  • Para além disso, nos comboios noturnos (sempre que estiverem incluídos no programa), deve:
    • Colocar a sua bagagem de baixo do banco;
    • Tirar o calçado de deixá-lo de baixo do banco;
    • Não usar almofada, fronha, toalha, lençóis e cobertor que normalmente são disponibilizados, mas sim o seu saco-cama;
  • As normas de ocupação máxima dos meios de transporte utilizados, são as do país de destino.
  • Deve evitar tocar em objetos desnecessários.

Nos WC públicos:

  • Utilize estes WC’s só em caso de necessidade;
  • Lave as mãos à entrada e à saída. No final da lavagem, deve secar as mãos com papel (utilização única). Como na maioria dos WC’s públicos nos países da Ásia não existe papel disponível, deve secar as mãos com os seus lenços de papel (utilização única). Em alternativa, deve usar álcool gel e esfregar as mãos até secarem;
  • Evite tocar em objetos desnecessários;
  • Quando sair, depois de ter aberto e fechado a porta, use álcool gel para desinfetar as mãos e esfregue-as até secarem.

Nos alojamentos:

  • Quando chegar ao quarto, deve deixar o calçado que usou na rua do lado de fora do quarto (ou numa zona específica à entrada) e usar um calçado de uso exclusivo para dentro do quarto;
  • Se tiver condições para isso, coloque a roupa que pretende voltar a usar ao sol / a arejar;
  • Se lavar roupa à mão, certifique-se que a lava com água o mais quente possível, com sabão ou detergente.
  • Deve dobrar a roupa suja do avesso, de dentro para fora e guardá-la na mala principal, numa divisória à parte, fechada num saco;
  • Deve tomar banho quando chegar ao quarto, caso não esteja prevista outra saída.

Às refeições / alimentação:

  • Quando as refeições forem nos alojamentos, deve sentar-se sempre no mesmo lugar;
  • Não deve partilhar embalagens de comida que seja manipulada com as mãos (ex. snacks, frutos secos);
  • Não deve beber diretamente de garrafas / pacotes / embalagens;
  • Não deve partilhar garrafas, copos, talheres, etc.

Outros:

  • Higienize regularmente o seu telemóvel, relógio, headphones, etc. com toalhetes de limpeza e desinfeção rápida à base de álcool ou outro desinfectante com ação contra o vírus (ação virucida)

Sempre que possível, faça os pagamentos de eventuais compras que faça com cartão de débito ou crédito em vez de dinheiro. Sempre que utilizar dinheiro, as máquinas de pagamento ou um ATM, de seguida higienize as mãos com álcool gel e limpe os cartões com toalhetes de limpeza e desinfeção rápida à base de álcool ou outro desinfectante com ação contra o vírus (ação virucida).

  • Caso durante a viagem suspeite estar contaminado e/ou tenha sintomas como tosse, cansaço, dificuldade em respirar e/ou febre, deve informar imediatamente os líderes de viagem que estão a acompanhar o grupo. Se estiver sozinho no momento (por exemplo no quarto), deverá telefonar para o telemóvel de um dos líderes de viagem que está a acompanhar o grupo. Caso não esteja sozinho, deve pedir à pessoa mais próxima de si – mantendo a distância social de segurança de 2 metros em ambientes fechados e de 1 metro em ambientes abertos – que informe imediatamente um dos líderes de viagem da sua situação. 
  • Deve usar uma máscara cirúrgica, se a sua condição clínica assim o permitir e ficar em isolamento. A máscara deverá ser colocada pelo próprio, que deve verificar se a máscara se encontra bem ajustada. Sempre que a máscara estiver húmida, o próprio deve substituí-la por outra.
  • Será acompanhado pelo líder de viagem designado para uma área de isolamento, preferencialmente com WC para seu uso exclusivo, com acesso ao seu próprio telemóvel, onde ficará até indicações das autoridades de saúde locais sobre como proceder, sendo-lhe prestada toda a assistência que necessitar (incluindo água e alimentação). O acesso à área de “isolamento” fica interditado (excepto ao membro do staff do alojamento ou do líder de viagem designado para prestar assistência).
  • O líder de viagem deve informar imediatamente o responsável da Macro Viagens, o responsável alojamento, transporte, etc… (dependendo do local / situação onde estiverem) e as autoridades locais de saúde. Dependendo da situação, o líder de viagem designado pode informar outras autoridades como embaixada / consulado, hospital mais próximo, assim como a seguradora onde o viajante ou líder de viagem com suspeita de contaminação tenha o seu Seguro de Assistência em Viagem e o contacto de emergência. Caso o viajante tenha condições para o fazer, deve ser o próprio a contactar a Seguradora.
  • Será procedida à limpeza e desinfeção do quarto, das áreas comuns do alojamento e, se for o caso, dos transportes privados utilizados pelo viajante com suspeita de contaminação, especialmente as superfícies frequentemente manuseadas e mais utilizadas pelo mesmo, conforme procedimentos em vigor no país de destino.
  • Serão informados todos os fornecedores de alojamentos, transportes, hotelaria, etc. onde o viajante com suspeita de contaminação esteve anteriormente.
  • O líder de viagem designado irá informar o grupo da existência do caso suspeito ou confirmado e dos procedimentos que serão tomados e manterá o grupo informado de forma clara, calma e concisa, prestando apoio e esclarecendo dúvidas.
  • Não havendo indicação em contrário das autoridades locais, o restante grupo deve fazer a auto-monitorização diária, medindo a febre duas vezes por dia (sempre à mesma hora, uma vez de manhã e outra ao final do dia) e verificando se tem tosse ou dificuldade em respirar. Diariamente todos os membros do grupo devem informar os líderes de viagem do seu estado de saúde, ao pequeno-almoço.
  • Caso haja confirmação de contaminação, serão cumpridos os procedimentos descritos, assim como os das autoridades locais para todo o grupo.

Caso os dois líderes de viagem que acompanham os grupos fiquem ambos com suspeita ou contaminação, existe já identificado um guia local da confiança da organização que passará a acompanhar o grupo. A continuidade ou não da viagem, estará sujeita às medidas tomadas pelas autoridades locais.

Sim, os programas podem sofrer alterações, caso incluam visitas a locais de potencial acrescido risco (ex. favelas) ou surja instabilidade social ou outra circunstância que coloque em causa a segurança, devido a surto COVID-19. Esta análise de risco será feita caso-a-caso, tanto pela pessoa responsável da Macro Viagens como pelos líderes de viagem no terreno, mediante a situação de cada país naquele momento, assim como as recomendações do Governo Local e demais entidades oficiais. Na dúvida, as actividades com um potencial elevado de risco, serão substituídas por outras.

Sim, podem existir medidas diferentes de país para país, que devem ser seguidas e respeitadas. Estas medidas serão transmitidas ao grupo pelos líderes de viagem. Os líderes poderão tomar outras medidas excepcionais, caso avaliem no local que é necessário.

Sim, se viajar com a Macro Viagens para programas no estrangeiro, deverá subscrever um Seguro de Assistência em Viagem adequado para o programa em questão e com cobertura para doenças infecciosas, incluindo COVID-19. Cada viajante é responsável pela activação do seu seguro.

Todos os gastos pessoais derivados de eventual suspeita ou contaminação por COVID-19 durante a viagem, devem ser suportados pelo próprio. As coberturas do Seguro de Assistência em Viagem dependem da apólice que subscreveu (deve ler antes e atentamente as condições).

Sim, os líderes de viagem e o responsável da Macro Viagens darão sempre apoio aos viajantes em qualquer situação.

Para além dos contactos das autoridades oficiais locais de saúde e segurança, assim como Embaixadas, temos contactos próximos nos países para onde organizamos viagens – cuja cultura e mentalidade  conhecemos bem -, estamos à vontade para resolver qualquer situação da melhor forma possível, até que todos os viajantes regressem a casa em segurança. 

Tem dúvidas?

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